Iema será instalado em São José de Ribamar
População de São José de Ribamar celebra chegada de unidade plena do Iema. As aulas estão previstas para começar no dia 6 de março
“Tenho certeza que vai melhorar muito mais. A cidade estava precisando mesmo de uma escola igual a essa”, disse a marisqueira Valdinelia Medeiros, de 42 anos, ao matricular a filha Marcella Teófilo Medeiros Oliveira, 15 anos, na primeira unidade plena do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) de São José de Ribamar. Com aulas previstas para começar no dia 6 de março, a população do município celebra a chegada do novo instituto.
De acordo com a supervisora do Iema de São José de Ribamar, Sildilene Silva, a expectativa em relação ao desempenho da unidade é a melhor possível. “Nós acreditamos que iremos conseguir atender à necessidade dos alunos, através de uma unidade singular, porque, além de ser a primeira de São José de Ribamar, foi planejada para fazer com que esses alunos realmente aprendam e valorizem esse novo modelo de educação”, declarou.
Ensino inovador na cidade balneária
O Iema de São José de Ribamar irá oferecer ensino médio simultâneo à formação de quatro cursos técnicos, nas áreas de Agricultura Orgânica, Empreendedorismo, Eletromecânica e Informática voltada para a manutenção de redes. São aulas com 10 horas diárias, das 7h às 17h, com intervalos para refeições e descanso, feitos na própria escola. “São cursos escolhidos pela comunidade, porque nós temos que ter cursos que atendam a necessidade da região. Não adianta trazer cursos que, após terminarem, deixem os alunos sem emprego, ociosos. Desta forma, a gestão do Iema começa, no nosso ponto de vista, correta, porque busca atender os anseios da população”, disse Sildilene.
INVESTIMENTOS
Para a construção da unidade plena de São José de Ribamar, o Governo do Maranhão investiu R$ 1,98 milhão, através das secretarias estaduais da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Infraestrutura (Sinfra). Como parte da política de ampliação do Iema, também serão entregues unidades plenas nas cidades de Axixá, Coroatá e Timon. Com as novas unidades plenas, eleva-se para 1.050 o número de vagas ofertadas em 2017, triplo do que foi oferecido no ano passado, quando o estado dispunha apenas de unidades plenas em São Luís, Bacabeira e Pindaré Mirim. Somente em São José de Ribamar, serão ofertadas vagas para um total de 160 alunos.