CARNAVAL 2017

Estrutura para garantir carnaval tranquilo e seguro

A Prefeitura de São Luís montou um esquema de trabalho envolvendo diversas áreas da admistração municipal, que vão atuar em parceria com o Governo do Estado no “Carnaval de Todos”.

Divulgação

Para garantir segurança e muita alegria aos foliões da capital e aos turistas que visitarem a cidade durante as festas carnavalescas, a Prefeitura de São Luís montou um esquema de trabalho envolvendo diversas áreas da admistração municipal, que vão atuar em parceria com o Governo do Estado no “Carnaval de Todos”. Entre as equipes envolvidas no trabalho estão as da Saúde (Semus), Segurança com Cidadania (Semusc), Urbanismo e Habitação (Semurh), Obras e Serviços Públicos (Semosp) e Trânsito e Transporte (SMTT), além da Cultura (Secult).

O secretário municipal de cultura, Marlon Botão, reiterou o compromisso do prefeito Edivaldo com a valorização da cultura popular. Ele reforçou também que a cidade contará com uma grande programação em parceria com o Governo do Estado. “A programação foi montada a partir de diálogo com os grupos que participam do Carnaval de Passarela para garantir mais uma bonita festa para a cidade, mesmo com a crise que afeta os municípios brasileiros. Realizaremos um carnaval alegre e diversificado, em parceria novamente com o governo do estado”, relembrou.

Para garantir um ambiente limpo e asseado, a partir de sexta-feira (24), 250 agentes de limpeza estarão concentrados na manutenção dos corredores da folia. No disciplinamento do trânsito, a SMTT vai dispor de várias equipes, motos e viaturas, com um total de 260 agentes e a Blitz Urbana estará com 100 homens atuando nos locais da folia. Na área da saúde haverá distribuição de preservativos e testagem rápida.

Confira os serviços que funcionarão nos dias de carnaval

Iluminação

Desde o ano passado, todo o sistema de iluminação da Passarela do Samba foi substituído por luminárias com tecnologia de LED, que são mais econômicas e eficientes.
O principal corredor da folia de São Luís possui ainda sete torres de iluminação e 73 projetores ao longo de toda a passarela, cada um com potência de 2000W. Este ano, além da preparação técnica para o evento, foram feitos reparos no quadro de comando geral, transformador, reatores, refletores e instalação de cabos e fios.

Blitz Urbana

A Blitz Urbana também estará trabalhando de forma efetiva durante o Carnaval. Cerca de cem homens atuarão no ordenamento do comércio informal e na fiscalização da venda de bebidas em garrafas de vidro (proibida por decreto) nos circuitos oficiais de folia. Entre os pontos de atuação está a Madre Deus, Cohatrac, Centro e região da Litorânea. Ações de combate ao uso abusivo de álcool e poluição sonora também integram o planejamento.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) também traçou estratégias de ação para o Carnaval 2017. A estratégia é aproveitar o período festivo para conscientizar acerca da prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). Com o tema “Não importa sua fantasia, use camisinha”, ações de prevenção e conscientização sobre DST/AIDS e Hepatites Virais, que iniciaram desde o pré-carnaval, continuarão durante todo o período carnavalesco. A partir desta sexta-feira (24), as ações irão acontecer na Passarela do Samba, com a entrega de preservativos, materiais educativo-informativos, aconselhamentos e realização de teste rápido de HIV, Sífilis. Hepatites B e C.

Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também contará com uma estrutura disponibilizada para atendimento das emergências durante o período carnavalesco com ambulância de suporte avançado com equipe médica, na Passarela do Samba; ambulância de suporte básico, composta por socorristas, no Circuito Madre Deus, nas proximidades do Largo do Caroçudo e no Circuito Deodoro – Praia Grande.
Além dessas ambulâncias, continuarão em pleno funcionamento os serviços nas bases descentralizadas do Socorrinho, do Cohatrac; Unidade Mista do São Bernardo; região do Itaqui-Bacanga e Unidade de Urgência da Zona Rural, todas com ambulâncias de suporte básico de vida. A central do Samu, no Filipinho, contará com duas ambulâncias de suporte avançado, com equipe médica e duas motolâncias. A cobertura do Samu no Circuito de Carnaval iniciará às 18h e se estenderá até as 3h da manhã, dos dias 24 a 28 de fevereiro.

Rede de urgência

As unidades de urgência e emergência também terão atendimento intensificado durante todo o período do Carnaval, funcionando 24 horas, com estrutura de equipes profissionais reforçadas e estoques de insumos abastecidos. A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, diz que os atendimentos serão feitos de acordo com a complexidade dos casos. “Temos os Socorrões I e II que vão atender os casos mais graves, e as urgências menores serão direcionadas para as Unidades Mistas do Coroadinho, Bequimão, São Bernardo e Itaqui-Bacanga, os Socorrinhos do São Francisco e Cohatrac e o Posto de Saúde do Anil. Seguindo esse fluxo, será possível disponibilizar um atendimento ágil e eficiente à população, num período em que as demandas aumentam bastante”, afirma.

Guarda Municipal

A Guarda Municipal de São Luís, órgão ligado a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), vai atuar na segurança preventiva e ostensiva da Passarela do Samba durante o período carnavalesco e também, na apuração dos desfiles das escolas de samba que acontece na quarta-feira de cinzas. Durante o pré-Carnaval, as equipes da Guarda atuaram na região do Centro Histórico durante a programação do final de semana. Durante o Carnaval, a Guarda Municipal deverá atuar na Passarela do Samba, a partir das 15h.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias