Corte momesca de 2017 é eleita
Na abertura da Passarela do Samba, a corte receberá a chave da cidade como marco oficial de abertura do Carnaval 2017
Muita alegria, simpatia e samba abrilhantaram o concurso da Corte Momesca para o Carnaval 2017 em São Luís. O Cine Teatro da Cidade foi palco da disputa que coroou Mateus Lobato e Andressa Taina como Rei Momo e Rainha; Glycia Fernandes e Dayanne Evelly, como Princesas. Eles desfilarão pela cidade durante as festas carnavalescas.
Na abertura da Passarela do Samba, a corte receberá a chave da cidade como marco oficial de abertura do Carnaval 2017. “O tradicional concurso da Corte Momesca mantém viva nossa cultura, que é plural. É um evento consolidado em nosso calendário pela importância que a Corte tem em ser o símbolo do Carnaval e por ter a responsabilidade e compromisso de nos representar em todos os eventos carnavalescos até o ano seguinte”, disse o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.
Este ano a passarela inicia as atividades no dia 24 de fevereiro e a abertura oficial tem a participação do Rei Momo, Rainha e Princesas. “A gestão do prefeito Edivaldo tem trabalhado para continuar a garantir políticas culturais para a cidade. Somos reconhecidos nacionalmente por uma terra rica em cultura e com o Carnaval não é diferente, queremos que São Luís cresça a cada ano e se destaque entre as outras cidades do Brasil”, observou Marlon Botão.
Competição
Para a disputa acirrada concorreram 14 candidatos. “Não imaginava que um dia eu pudesse representar minha cidade e manter vivo o espírito carnavalesco, ainda mais por ser minha primeira participação no concurso. É uma alegria ter recebido esse presente e não irei decepcionar. De agora em diante pretendo participar sempre, pois já senti que o clima é maravilhoso e será uma festa belíssima”, destacou Mateus Evangelista Ferreira Lobato, eleito Rei Momo do Carnaval 2017.
A Rainha, Andressa Taina Lima de Sousa, estava muito emocionada com o resultado e não conteve as lágrimas. Ela participou pela segunda vez do concurso e recebeu a coroa da Rainha de 2016, Amanda Neves. “Participei em 2015 e não levei nenhum título, porém isso não me fez desistir e voltei este ano com o intuito de ser a Rainha do Carnaval de São Luís. Estou muito feliz pelo esforço ter sido recompensado”, disse.
Glycia Fernandes Diniz Pinheiro e Dayanne Evelly Louzeiro da Silva também foram eleitas na noite, como 1ª e 2ª Princesas, respectivamente. Ambas participaram pela primeira vez do concurso e garantiram que farão com que o Carnaval de São Luís seja lembrado pela Corte com muita alegria, determinação e samba no pé.
A programação também contou com o desfile da Corte da 3ª Idade e o grupo Divina Batucada. Autoridades locais e a Corte Momesca de 2016 marcaram presença, além de Veiga Júnior, eleito sete vezes para Rei Momo em São Luís. “O Rei Momo é uma figura antiga que vem das navegações, da alegria e da festa. É uma grande responsabilidade para a corte carregar a cultura carnavalesca da cidade. É importante a Prefeitura ainda manter vivo esse costume”, destacou.
Prêmios
A Corte Momesca eleita receberá a seguinte premiação: ao Rei Momo e Rainha do Carnaval serão pagos R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e às duas Princesas escolhidas, a premiação será de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais), para cada.
A Comissão de Avaliação Artística (julgadora) foi composta por Nedilson Machado (jornalista e colunista social), Aberlado Telles (bailarino), Meireles Júnior (fotógrafo), Joel Jacinto (jornalista) e Vanessa Serra (jornalista e produtora cultural), que avaliaram quesitos como simpatia e espírito carnavalesco; desembaraço, sociabilidade e facilidade de expressão; harmonia no conjunto; domínio na arte de sambar, entre outros.