SAÚDE

Conheça os nutracêuticos e seus benefícios

Os suplementos dietéticos que proporcionam benefícios à saúde do indivíduo, melhorando sua qualidade de vida

Reprodução

Uma pessoa morre a cada dois minutos, no Brasil, por conta de doenças do coração. São 350 mil mortes a cada ano, causadas pelos três maiores problemas cardiovasculares, infarto, AVC e insuficiência cardíaca, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Portanto, além do check-up médico anual, da prática de atividade física e de uma boa alimentação, os nutracêuticos – suplementos dietéticos que proporcionam benefícios à saúde do indivíduo, melhorando sua qualidade de vida  – podem ser fortes aliados na prevenção e tratamento de doenças relacionadas ao coração e nas alterações orgânicas e metabólicas, como na circulação, hipertensão arterial, pré-diabetes, perda ou diminuição da massa óssea.

Benefícios
O maior ganho de quem utiliza os nutracêuticos para esse fim é a melhora no funcionamento cardíaco, visto que contêm vitaminas (A, C, E e complexo B) e minerais (como zinco, cobre, magnésio, potássio, sódio, fósforo, cálcio, selênio), fundamentais ao funcionamento deste órgão.

Metabolismo
Conjunto de reações no organismo humano, de construção ou desconstrução de moléculas, realizadas pela célula com o intuito de manter-se viva.
Um exemplo de cardiopatia que pode ser tratada com o uso de tais minerais é a insuficiência cardíaca, segundo a farmacêutica Juliana Hidelfonso da Facial Farmácia de Manipulação. Ela detalha, no box ao lado, quais os benefícios e as respectivas substâncias que os causam.

Como adquirir o produto

A farmacêutica orienta que, para a prevenção, os nutracêuticos podem ser indicados pelo nutricionista ou farmacêutico. Já como coadjuvante no tratamento de cardiopatias, devem, preferencialmente, ser indicados pelo médico cardiologista que faz o acompanhamento clínico do paciente. Vale lembrar que pessoas com doenças nos rins precisam de monitoramento médico no uso deste produto por apresentarem restrições para uso de vários medicamentos.
Na indústria, há produtos que atendem à necessidade nutricional diária da população em geral e, por isso, são vistos apenas como suplementos e não, especificamente, como nutracêuticos. O alimento funcional pode ser feito nas farmácias de manipulação na dose adequada para cumprir a necessidade real do paciente, com menor uso de conservantes e de agentes alergênicos. Antes de escolher o local para compra, certifique-se de que o estabelecimento tenha farmacêutico pronto para atendimento, especialista em Farmácia Magistral e que busque constantemente aperfeiçoamento de sua equipe.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias