Show de humor

Zé Lezin comemora 30 anos de carreira em São Luís

Humorista paraibano realiza show comemorativo nos dias 3 e 4 na capital maranhense

Foto: Divulgação

Um dos maiores humoristas do Brasil e o principal em atividade do Nordeste, o paraibano Zé Lezin chega a São Luís para realizar show em comemoração aos 30 anos de carreira e lançamento do novo DVD, dias 3 e 4 de fevereiro, às 21 horas, no Teatro Zenira Fiquene da faculdade Pitágoras (Turu).

Nascido em Patos, na Paraíba, Nairon Barreto é formado em Comunicação Social e Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em piadas de matutos, começou a carreira de humorista em um grupo de dança folclórica na UFPB, onde recitava poesia de literatura de cordel e contava piadas entre um número e outro. Após apresentar-se em barzinhos e teatros, participou da Escolinha do Professor Raimundo, da Rede Globo, a partir de 1998, quando o programa foi transformado em um quadro do Zorra Total. Na ocasião, alterou o nome de seu personagem, de Zé Paraíba para Zé Lezin. O artista atuou na Escolinha durante seis anos.

São 30 anos de Zé Lezin, e Nairon Barreto se mostra emocionado quando fala sobre isso. “30 anos é uma marca importante e isso sem que o público demonstre estar saturado do matuto. É um caso de amor recíproco”, define.

Quem conhece de perto Nairon Barreto sabe que ele vive pesquisando, atualizando o repertório de Zé Lezin com os principais acontecimentos históricos e culturais do Brasil e do mundo.

O artista já atuou em grupos folclóricos da Paraíba e já gravou CDs nos quais alternava seus causos com registros de forró. “Sou um apaixonado pela arte do povo nordestino, que considero um manancial inesgotável e que ainda tem muito a ser explorado”, garante o Nairon.

“Procuro tomar um banho de cultura popular para me inspirar”, diz Nairon Barreto, adiantando que o matuto personagem é uma pessoa altamente consciente e que o forte da piada não está na pimenta, está no enredo, visto que não o considera um piadista, mas um contador de causos.

Contar piadas, Nairon “Zé Lezin” Barreto faz no seu dia a dia, entre amigos, mas, quando o negócio é levar um espetáculo ao palco, ele recorre aos aprendizados adquiridos dos tempos em que estudou no Liceu Paraibano e foi aluno de Dalvanira Gadelha. “Aprendi muito com ela e com o Tenente Lucena, figuras que precisam ser mais lembradas pelos serviços prestados às nossas tradições folclóricas na Paraíba”, sugere.

O show

Trazendo no seu lastro causos e piadas novas, e relendo algumas que o público geralmente cobra, Zé Lezin oferece, além do humor escrachado, um bocado de estórias engraçadas que vem reunindo de algum tempo para cá.

Com um repertório renovado, que como bem diz o próprio Nairon Barreto, pode ser usado em casa para momentos de baixo astral. Para quem conhece o trabalho de Zé Lezin de perto, talvez seja desnecessário dizer sobre seu empenho em defesa da Cultura Popular Nordestina.

“Sou um apaixonado por Luiz Gonzaga, por Patativa do Assaré e pelos novos cantores de música nordestina como Flávio José, Maciel Melo e Pinto do Acordeon, entre tantos outros”, diz.

Serviço
O quê? Show 30 Anos de Sucesso – Novo Dvd De Zé Lezin
Quando? 3 (Sexta) e 4 (Sábado) de fevereiro, às 21h
Onde? Teatro Zenira Fiquene (Faculdade Pitágoras – Turú)
Quanto? 60,00 (inteira) e 30,00 (meia). Antecipados nas Óticas Diniz – Tropical Shopping e Shopping da Ilha

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias