Seis mil estudantes inscritos para seletivo de ingresso ao Iema
Ao todo 6.587 estudantes maranhenses vão pleitear vaga em seis unidades do Instituto por todo estado
Durante o período de um mês, 6.587 estudantes maranhenses se inscreveram para participar do processo seletivo em uma das unidades plenas do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). Ao todo, 1.050 vagas foram destinadas aos cursos técnicos de ensino médio integral e integradas à educação profissionalizante das unidades plenas do Iema. As vagas contemplam as unidades de Axixá, Coroatá, São José de Ribamar e Timon, que serão entregues no início de 2017, e São Luís, Bacabeira e Pindaré-Mirim, já em funcionamento.
De acordo com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, a quantidade de jovens interessados no seletivo reflete a confiança agregada à instituição. “Agradecemos os inscritos no seletivo de alunos para ingresso no Iema, esse número é um indicador de confiança na instituição. O edital é a segunda etapa da implantação do Iema, consolida a oferta nas unidades plenas de São Luís, Bacabeira e Pindaré, ao mesmo tempo, amplia a oferta com as novas unidades plenas de Coroatá, Timon, São José de Ribamar e Axixá”, disse.
Entre os cursos que estão sendo ofertados aos alunos para o próximo ano, alguns são inéditos no Maranhão como os de técnico de agricultura orgânica, equipamentos biomédicos e informática biomédica. A escolha dos cursos é resultado de audiência pública realizada nos municípios que receberão o Instituto no próximo ano e que contou com a participação de mais de mil pessoas.
Os candidatos devem se atentar à divisão de vagas, 15% serão destinadas aos candidatos classificados em ampla concorrência por cursos. Essas vagas são destinadas para candidatos oriundos de escolas públicas, bem como de instituições privadas, comunitárias e filantrópicas. Aos egressos de escola pública serão disponibilizadas 80% por curso. Os candidatos inscritos para vagas destinadas aos egressos de escola pública deverão ter concluído o ensino fundamental em escola pública. Também serão destinadas 5% das vagas a pessoas com deficiência.
O resultado do processo seletivo deverá ser divulgado no site da Secti no dia 11 de janeiro. Os candidatos classificados para além do número de vagas serão considerados como excedentes.