CONVERSA

Secretário Ivaldo Rodrigues visita O Imparcial

Em visita a sede de O Imparcial, secretario da Semapa Ivaldo Rodrigues, fala das prioridades para sua administração em 2017

Karlos Geromy

Na tarde desta quarta-feira (4), o jornal O Imparcial recebeu a visita de cortesia de Ivaldo Rodrigues, que assumiu a Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), da capital, esse ano. Na oportunidade o secretário foi recebido pelo diretor presidente Pedro Freire e pelo diretor de redação Raimundo Borges.

Na ocasião o novo secretário afirmou que no primeiro momento de sua gestão, a prioridade será a reforma do Mercado Central de São Luís. “Assumimos a secretaria agora, há dois dias, ainda estamos na primeira semana de planejamento, e já estamos sondando técnicos altamente capacitados para fazer parte da nossa equipe, onde possamos juntos garantir as políticas pública de pesca de abastecimento e de produção. Nós temos como meta inicial a reforma do Mercado Central, pois já temos o recurso oriundo do PAC Cidades Históricas, e essa obra que tem uma imensa importância para cidade, será iniciada de imediato”, expressou Ivaldo Rodrigues.

O secretário enfatizou sobre a necessidade das parcerias com iniciativa privada para realização das ações no setor de agricultura e pesca da capital. “Para que tenha investimento na agricultura, e para os trabalhadores da pesca nós temos que incentivar a parceria com a iniciativa privada. Nós temos a Casa do Trabalhador Rural, que foi feita e é mantida pela Alumar. Nós vamos buscar outra parceria que é a Casa do Pescador Rural que vai aproveitar os nossos alunos”, disse Ivaldo.

De acordo com Ivaldo Rodrigues, ações de níveis menores serão realizadas a partir da próxima terça-feira dia 9 de janeiro. “A secretaria vai fazer uma campanha de desratização nos mercados e nas feiras de São Luís ainda essa primeira quinzena. E já na terça-feira vamos entregar grãos para o plantio de 2017, para os trabalhadores rurais”, pontuou o secretário.

Principais ações

O secretário enfatizou as principais ações desenvolvidos durante a sua gestão na Semapa.

Polo agrícola

“Temos um objetivo de fazer da Região Metropolitana de São Luís um grande polo agrícola. Já existe um consórcio, e nós vamos tentar reativa-lo. Eu pretendo sentar com os secretários das prefeituras Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa para que possamos realizar essa parceria e por em pratica essa ação”.

Ampliação do PAA

“Nós temos o PAA, o Programa de Aquisição de Alimentos, que é o programa onde incentiva o trabalhador rural a produzir e a prefeitura comprar para a manutenção das escolas na rede municipal. Nós vamos incentivar ainda mais essa produção para que o consumo na capital seja ainda maior”.

Cursos para Produtores

“Temos que além de incentivar, temos que dar orientação técnica, por que com o avanço da tecnologia precisamos cada dia mais aprimorar esse produtor. Por isso vamos buscar parcerias institucionais para que esses produtores possam ser devidamente instruídos”.

Inspeções nas feiras e mercados

“Vamos fazer uma parceira com a Vigilância Sanitária, onde iremos dar uma atenção especial através da inspeção, nos produtos industrializados, nos produtos que são consumidos aqui em São Luís, nós precisamos acompanhar e analisar de perto o que estamos recebendo na cidade”.

Reforma dos mercados

“Temos como projeto também uma ação contundente, inclusive já temos uma conversa com o secretário do Estado, no sentido de fazermos uma parceria para reforma no restante dos mercados, já temos três em andamento”.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias