Presos fazem curso de produção de compotas, doces e licores
Participaram da capacitação 20 internos da unidade. Eles aprenderam a fazer compotas e geleias de abacaxi, goiaba, mamão, banana, além de doce de leite e licores de jenipapo, maracujá e abacaxi
Internos da Unidade Prisional de Ressocialização (UPR), do Olho d’Água concluíram o curso de Produção de Compotas, Doces e Licores, promovidos pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa). Participaram da capacitação 20 internos da unidade. Eles aprenderam a fazer compotas e geleias de abacaxi, goiaba, mamão, banana, além de doce de leite e licores de jenipapo, maracujá e abacaxi.
Segundo o diretor geral da Unidade Prisional, Raimundo Fonseca, todos os reclusos beneficiados pelo projeto já possuem portaria expedida para trabalho de remissão de pena, que consiste no perdão de um dia de prisão para cada três dias trabalhados.
“Agradeço a parceria com a Prefeitura de São Luís, que por meio destas capacitações oferece mais uma oportunidade de ressocialização. Toda vez que novos cursos forem oferecidos, vão ser muito bem vindos”, destacou o diretor da UPR Olho d’Água.
O interno Fernando Pereira, de 46 anos, é um dos beneficiados com a capacitação e agradeceu a oportunidade ressaltando a possibilidade de recomeço exercendo a nova atividade.
“Agradeço a oportunidade de aprender uma profissão. Assim a gente vai poder, com o conhecimento, exercer alguma função na sociedade. Fora que também estamos contribuindo para diminuir nossa pena. Não somos vistos com bons olhos pela sociedade, por isso é difícil arrumar emprego quando sairmos daqui. Esses cursos surgem como uma oportunidade para desenvolvermos um trabalho com nossas famílias e até mesmo dentro de casa”, pontuou Fernando Pereira.
Além da capacitação para exercer um futuro trabalho e diminuir a pena, os internos da UPR – Olho d´Água, agora vislumbram a possibilidade ter um retorno financeiro exercendo as funções aprendidas.