Telessaúde

Núcleo do Hospital Universitário da UFMA é referência em todo país

A teleconsultoria é caracterizada pelo diálogo por meio de instrumentos de telecomunicação, onde são esclarecidas dúvidas sobre procedimentos clínicos e ações de saúde. 

Reprodução

O Núcleo de Telessaúde do Hospital Universitário da UFMA criou um sistema de monitoramento voltado para as atividades de teleconsultorias. O sistema foi disponibilizado para vários núcleos do Brasil.

Tudo começou com a ideia do coordenador do Núcleo de Telessaúde do HU-UFMA, Humberto Serra, em criar um sistema que pudesse gerar e monitorar os indicadores das atividades ligadas a teleconsultoria. Em seguida, foi a vez de desenvolver e instalar o sistema que ficou a cargo do programador e responsável técnico do Núcleo de Telessaúde do HU-UFMA, Rubem Sousa Silva.

O sistema foi apresentado em um evento científico internacional em Barcelona na Espanha, que aconteceu no mês de julho deste ano, e de lá para cá o sistema foi sendo divulgado e aceito de forma exitosa. Muitos Núcleos começaram a ter interesse pela ferramenta e procuraram o Núcleo do Maranhão para que o mesmo disponibilizasse o sistema. O primeiro Núcleo a ser beneficiado com a ferramenta foi o Núcleo Intermunicipal de Telessaúde de Bacabal, em seguida foi a vez do Núcleo de Telessaúde da Bahia e agora recentemente foi disponibilizado para o Núcleo de Telessaúde do Mato Grosso.

Para o coordenador do Núcleo de Telessaúde do HU-UFMA, Humberto Serra, todo esse resultado é fruto de um trabalho sério, com responsabilidade e de uma equipe extremamente competente. É o Maranhão expandido conhecimento para outros estados do Brasil.

A ferramenta possibilita uma gestão mais eficiente do serviço de teleconsultoria, permitindo o monitoramento em tempo real de todo o processo com a geração de indicadores para avaliação. Dessa forma, pode-se ter um controle rigoroso, garantindo uma resposta com rapidez e maior qualidade, pois permite auditar e avaliar as respostas seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde. Hoje, o Núcleo do Maranhão é o primeiro do Brasil em rapidez nas respostas de teleconsultorias e o quarto em quantidade de teleconsultorias respondidas.

Saiba mais

A teleconsultoria é caracterizada pelo diálogo por meio de instrumentos de telecomunicação, entre trabalhadores e profissionais da área da saúde onde são esclarecidas dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho. O interessado entra em contato por meio do sistema com o telerregulador, que analisa e direciona a dúvida ao teleconsultor (geralmente um médico). Caso necessite de uma informação mais específica, o teleconsultor pode encaminhar a pergunta a um especialista, assim devolvendo ao interessado a resposta do seu questionamento.

O Núcleo de Telessaúde do HU-UFMA foi implantado em 2007 e financiado pela Rede Universitária de Telemedicina (Rute). O serviço conta com uma infraestrutura moderna, o que possibilita alcançar via web os lugares mais longínquos, dispondo de auditório para videoconferência, sala de reunião para videoconferência, cinco equipamentos para videoconferência e cinco salas virtuais – Webconf.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias