Entrevista exclusiva

Missão de refazer Santa Inês

A nova gestora do município, Vianey Bringel, revelou que sua vitória se deu pela credibilidade que possui e pelo desgaste de Ribamar Alves no cargo

Reprodução

A prefeita eleita da cidade de Santa Inês, Vianey Bringel (PSDB), é a sexta gestora entrevistada com exclusividade por O Imparcial, em continuidade à série de entrevistas com gestores eleitos no Maranhão. A ex-deputada estadual assumiu a Prefeitura de Santa Inês na última semana e admitiu ter muito trabalho pela frente. Ela foi eleita com 78,92% dos votos, derrotando Ribamar Alves (PSB), que teve 16,49% da preferência do eleitorado.

Nesse pleito, também concorreram outros três candidatos que, juntos, alcançaram apenas 4,59% dos votos. Maria Vianey Pinheiro Bringel, médica, natural de Uruburetama, no Ceará, tem em Santa Inês a consolidação de sua vida familiar e profissional. Casada com o ex-prefeito da cidade, Robert Bringel, em 2010 ela foi eleita deputada estadual.
A vitória da tucana evidenciou o desgaste do ex-prefeito Ribamar Alves (PSB), que em 2016 chegou a ser preso por suspeita de estupro a uma jovem de 18 anos na cidade de Santa Inês. No mesmo ano, Alves permaneceu afastado da prefeitura por cerca de 20 dias, quando foi substituído pelo vice-prefeito, Edinaldo Lima, que ajuizou mandado de segurança com pedido de liminar para assumir o cargo. Uma decisão judicial reconduziu Ribamar Alves à prefeitura, mandato exercido até o ano passado.

Durante o discurso de posse, que contou com a presença de seus familiares, equipe de governo, vereadores e os deputados estaduais Sousa Neto (PROS) e Stênio Rezende (DEM), além do deputado federal Juscelino Filho (DEM), Vianey Bringel adiantou que, em razão da “herança” recebida, o governo seria de austeridade, mas prometeu que não mediria esforços na árdua tarefa de refazer Santa Inês.

Em entrevista, Vianey ressaltou que a transição de governo foi conturbada e que precisou de intervenção judicial, obrigando-a a começar a administração do zero. Seu primeiro ato como prefeita foi executar uma limpeza em caráter de urgência no município, com o auxílio da classe empresarial que emprestou máquinas pesadas para o serviço.
Prometendo reordenar o município, a nova prefeita destacou que conduzirá a cidade com impessoalidade, legalidade, compromisso e transparência. A exemplo dos outros gestores, em tempos de crise, também ressaltou que administrará com austeridade, dando prioridade às áreas da saúde e educação.

Como se deu a campanha que a elegeu prefeita de Santa Inês?

A campanha se deu de forma tranquila, foram 45 dias que percorremos o município de casa em casa, além dos povoados e vários partidos políticos, quinze, que se uniram pela reconstrução da nossa Santa Inês.

Como avalia a vitória obtida com 78,92% dos votos, concorrendo inclusive com o prefeito Ribamar Alves, que buscava a reeleição?
A porcentagem se deu pela credibilidade que a população nutre por mim e pelo serviço prestado durante anos. Também pelo intenso desgaste do ex-prefeito.

A transição de governo foi tranquila? Em que condições a senhora assumiu o município?
Embora a equipe tenha sido formada, não tivemos transição. A documentação recebida por mim é mínima e até a Justiça teve que se envolver. Praticamente estamos começando do zero e às escuras.

Tendo assumido a prefeitura há poucos dias, quais foram as primeiras medidas adotadas?
Nosso primeiro ato foi pedir auxílio à classe empresarial, que nos emprestou máquinas pesadas para fazermos a limpeza em caráter de urgência, do município.

Quais as prioridades? Em que áreas Santa Inês precisa de atenção mais urgente?
Santa Inês estava com todas as áreas praticamente abandonadas. Mas as prioridades estão para saúde e posteriormente educação.

Como administrar um município em meio à crise política e econômica que afeta o país?
Diminuir a distância entre a Prefeitura e o cidadão e administrar com transparência e atuação ativa da sociedade. Temos que administrar com austeridade e procurando seguir os princípios de uma verdadeira administração pública, com impessoalidade, legalidade, compromisso e transparência. Conto com o apoio de dois deputados estaduais mais próximos, mas sou amiga de muitos deles, pois já tive um mandato de deputada na Câmara Legislativa Estadual. E tenho também o apoio de um deputado federal, Juscelino Filho, que além de um parceiro político, é também meu sobrinho.

Como projeta Santa Inês ao final do mandato?
Uma cidade mais organizada na sua administração e que nossa população seja melhor atendida na educação, saúde e infraestrutura. Que eles possam voltar a sorrir e ter orgulho de onde moram.

Quais são seus planos para o futuro político?
O futuro pertence a Deus, o trabalho é árduo, mas temos uma equipe formada e com bagagem em cada setor. Então, como boa católica, planejo execuções mais concretas. Com unidade, planejamento e muito trabalho, não tenho dúvida de que todo esse esforço está legando aos santainesenses uma cidade cada vez melhor para se viver.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias