PORTO

Maranhão se espelha em Singapura para melhorar situação portuária

A transformação de Singapura partiu do setor portuário e o Maranhão pretende copiar modelo

Foto: Reprodução

Uma comitiva vinda de Singapura esteve, no decorrer desta semana, em São Luís para definir diretrizes de um projeto de consultoria que visa o desenvolvimento portuário do estado nas áreas de gestão operacional, capacitação técnica, segurança, produtividade e integração logística. As ações fazem parte de um acordo firmado entre o estado do Maranhão e o país asiático.

Os representantes da Internacional Enterprise Singapore (IES) e da Singapore Cooperation Enterprise (SCE) fizeram reuniões de trabalho na Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) na última quarta (11) e quinta-feira (12), com foco no escopo e no cronograma de trabalho para a realização de uma consultoria que envolve posicionamento do Itaqui junto à sua área de influência, desenvolvimento de infraestrutura portuária e suporte operacional.

Estão em São Luís o vice-diretor da SCE, Daniel Seah, e da IES, a diretora geral, Sufei Lin, e o gerente sênior de Negócios, Eduardo Vargas. A IES é a agência do Governo de Singapura responsável pela atração de investimento e pelo comércio internacional e a SCE é o organismo governamental especializado em planejamento e desenvolvimento econômico.

“O Porto do Itaqui é cada vez mais importante para o escoamento de produtos brasileiros para o mundo, assim como a recepção de mercadorias para o Brasil. Singapura quer participar, com parcerias e soluções, desta rota pelo norte do Brasil, passo primeiro, mas não único, de outras iniciativas maranhenses para o desenvolvimento regional”, explicou Sufei Lin.

O fortalecimento da logística para esse escoamento é estratégia do Governo do Maranhão para o desenvolvimento das cadeias produtivas do estado.

“O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, que nos visitou há pouco, sinalizou a concessão de novos ramais ao longo da malha da ferrovia Norte-Sul, o que representa um salto extraordinário de escoamento de produção. E a parceria com Singapura é fundamental nesse momento do Maranhão”, disse Carlos Brandão, o governador em exercício, que recebeu a comitiva, na terça, 10, a comitiva de Singapura no Palácio dos Leões.

Transformação pelo Porto

Foi com essa visão de desenvolvimento que o país saltou de uma renda per capita de 550 dólares para 58 mil dólares em 30 anos, tendo por vetor econômico um porto estratégico, por onde circula metade de todo o óleo bruto consumido no planeta.

A transformação de Singapura partiu do desenvolvimento do setor portuário e nesse ponto as semelhanças com a realidade maranhense continuam: São Luís e Singapura são ilhas com posições geográficas estratégicas e servidas de porto e aeroporto.

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