“Homem de coragem”, diz Trump sobre Bashar al-Assad
O comentário sobre o presidente sírio foi feito para o presidente do Egito, Abdel Fattah el-Sisi
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente egípcio, Abdel Fattah el-Sisi, tiveram uma conversa por telefone onde o tema foi combate ao terrorismo, de acordo com informações do jornal libanês Ad-Diyar citando fontes presidenciais ligadas ao governo do Cairo.
Segundo o jornal, Trump prometeu apoiar o presidente egípcio na luta contra o terrorismo, bem como sublinhou que os EUA iriam combater o terrorismo no Oriente Médio. O presidente dos Estados Unidos também expressou seu apoio à decisão do Congresso de reconhecer a organização “Irmandade Muçulmana” como um grupo terrorista.
Como o jornal Ad-Diyar relatou, falando sobre as guerras na Síria e no Iraque, Trump disse que Washington pretende cooperar com Moscou para realizar operações militares conjuntas contra os terroristas que agem nos dois países, bem como continuará a prestar apoio aéreo ao Exército iraquiano, lutando contra terroristas do Estado Islâmico.
Donald Trump também elogiou o presidente sírio, Bashar al-Assad, é chamou o líde sírio de um “homem corajoso”, que permanece firme diante do terrorismo. Porém, o presidente dos EUA também observou que algumas circunstâncias – não especificadas – não lhe permitem fazer contato com o presidente sírio.
Trump acrescentou que vai manter contato com o presidente russo Vladimir Putin para coordenar operações militares conjuntas contra terroristas, em particular, contra o Estado Islâmico, no território da República Árabe Síria, e expressou confiança de que os terroristas sírios seriam eliminados.
Como disseram as fontes libanesas, o presidente egípcio Abdel Fattah el-Sisi, levou ao presidente sírio as palavras de Trump, por perceber que as palavras do mandatário americano eram na verdade uma mensagem para de apoio a Bashar al-Assad.