Governo busca financiamento do Banco Mundial para programas sociais
Governo quer aporte do Banco Mundial para fortalecimento de diversos programas
Representantes do Banco Mundial (BIRD) estão em São Luís para reuniões e encontros técnicos com o Governo do Estado que começaram nesta terça-feira (24) e vão até a próxima quinta (26). Os encontros têm como objetivo apresentar os programas sociais desenvolvidos no Maranhão, a fim de angariar apoio do Banco Mundial para viabilizar a expansão dos mesmos.
A missão reuniu gestores de várias secretarias, cada um explicando aos representantes do BIRD os programas sociais desenvolvidos por cada pasta, com ênfase nos que estão inseridos no Plano ‘Mais IDH’. A Secretaria de Estado Extraordinária de Programas Especiais (SEPE) lidera as articulações junto ao Banco.
Para um dos técnicos do BIRD direcionado para dialogar com o Estado, o especialista em Água e Saneamento do Banco Mundial, Tadeu Abicalil, o encontro tem sido importante para conhecer de perto a realidade do Maranhão. As apresentações foram animadoras.
“Primeiro nós estamos numa fase de discussão com o Governo do Estado e de definição do escopo do projeto, qual o objetivo o projeto entre o Estado e o Banco Mundial, dentro do conceito ‘Mais IDH’, vai alcançar, qual o seu conteúdo, qual o seu valor. A gente ainda está aguardando uma discussão paralela entre o Estado e o Governo Federal sobre montante de valor, porque o Banco requer garantias do Governo Federal. Mas enquanto essa discussão econômica e fiscal ainda se define, a gente está trabalhando com na perspectiva técnica e definindo qual é o conteúdo desse projeto que visa melhorar as condições de vida das populações mais vulneráveis do Maranhão. Temos muita confiança de que essa parceria tem grandes chances de levar resultados importantes, com uma visão integrada sobre como reduzir a vulnerabilidade, melhorar o acesso a serviços e infraestrutura”, pontuou Abicalil
Os técnicos do BIRD irão analisar todos os projetos e propor sugestões, enquanto os Governos Estadual e Federal resolvem questões burocráticas. Caso aprovado o aporte do Banco Mundial, será possível ampliar os projetos citados, que chegariam a uma segunda fase, passando de 30 para 60 municípios inseridos.
Ao longo desta terça-feira (24), foi realizada a abertura dos encontros, que seguiu durante todo o dia com discussões e avaliações sobre diferentes áreas, projetos e ações, como a Jornada da Alfabetização 2ª Etapa (Seduc), Ampliação de Sistemas de Abastecimento de Água (Caema), Força Estadual de Saúde (Seep/SES/Sedihpop), Inclusão Sócio Produtiva (SAF/Sedihpop), Cozinhas Comunitárias (Sedes/Sedihpop), Escolas Dignas (Seduc/Sedihpop). Na quarta-feira (25), será realizada visita técnica ao município de Governador Newton Bello, cidade que participa do Plano ‘Mais IDH’, para cerificação do andamento dos programas. Na quinta-feira (26), acontecerá o encerramento dos encontros.
Os termos de um possível acordo de financiamento – como valores, prazos de quitação do aporte e as taxas que irão compor o negócio – não foram divulgados.