RECURSOS HÍDRICOS

Entidades mapeiam aquíferos de São Luís

O estudo possibilitará a verificação da demanda atual de águas subterrâneas (através do cadastro de poços), possibilitando a orientação da definição de estratégias de gestão das águas subterrâneas da Região Metropolitana de São Luís, visando sua preservação e seu uso sustentável através de um Modelo de Gestão das Águas.

Reprodução

Um projeto para mapear os aquíferos de São Luís e toda sua riqueza hídrica foi iniciado neste mês pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), em parceria com a Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e a Agência Nacional das Águas (ANA).

O Estudo Hidrogeológico da Região Metropolitana de São Luís – Subsídios para o Uso Sustentável dos Recursos Hídricos, já foi realizado no assentamento Cumbique, no município de Paço do Lumiar, e no Parque Estadual do Rangedor, em São Luís.

O projeto registra dados sobre os aquíferos da Ilha de São Luís, com a caracterização física peculiar da Região Metropolitana de São Luís, a avaliação do uso e ocupação da terra, geológica, hidrogeológica, hidroclimatológica, a avaliação de locais com restrições de uso da água e a relação das águas superficiais com as subterrâneas, além da caracterização da oferta de água com as demandas atuais da região.

O resultado do estudo será a caracterização dos Sistemas Aquíferos de Barreiras e Itapecuru, com a produção de quatro mapas temáticos: hidrogeológico, hidroquímico, potenciométrico e de transmissividade. Também possibilitará a verificação da demanda atual de águas subterrâneas (através do cadastro de poços), possibilitando a orientação da definição de estratégias de gestão das águas subterrâneas da Região Metropolitana de São Luís, visando sua preservação e seu uso sustentável através de um Modelo de Gestão das Águas.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias