Editora da UFMA é recordista em publicações enviadas a Biblioteca Nacional
Foram 112 exemplares publicados pela universidade, totalizando 706 livros
A Editora da Universidade Federal do Maranhão (Edufma) foi a recordista em publicações encaminhadas à Biblioteca Nacional, com a marca de 112 exemplares publicados pela universidade, totalizando 706 livros chancelados pela editora em 2016.
O índice alcançado pela Edufma supera a classificação imposta pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), que segundo o diretor da Editora da UFMA, Sanatiel Pereira, tem como média normal de publicações o número de 14 a 26 exemplares por ano.
“Fomos muito além da média prevista pela Abeu. O encaminhamento de mais de 100 livros em um ano é, sem dúvida, um marco para a universidade”, explicou o diretor Sanatiel.
As normas que padronizam os livros da Edufma são definidas pelo ISBN, um sistema internacional capaz de identificar numericamente os livros segundo o título, o autor, o país e a editora. Utilizado também para identificar software, seu sistema numérico é convertido em códigos de barras, o que elimina barreiras linguísticas e facilita a circulação e comercialização das obras.