Tribunal

Corregedoria do TJMA encaminha ações para melhorar sistema carcerário

Em reunião com membros de diversas áreas da justiça, corregedoria determinou que juízes encaminhem dados de processos

Reprodução

Em reunião ampla, com a participação da Procuradoria-Geral de Justiça, da Unidade de Monitoramento Carcerário do TJMA, Defensoria Pública, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, Central de Inquérito e 1ª Vara de Execuções Penais, a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Anildes Cruz, abordou a problemática do Sistema Carcerário do Estado e de presos provisórios.

A corregedora determinou aos juízes criminais do Estado que remetam, em quinze dias, os dados atualizados de todos os processos criminais com réus provisórios em andamento, sob pena de responsabilidade. “Iremos ampliar e realinhar o trabalho realizado pela Central de Inquéritos para reduzirmos a quantidade de presos provisórios”, ressaltou a corregedora.

Para o desembargador Froz Sobrinho, coordenador da Unidade de Monitoramento, Acompanhamento e Fiscalização do Sistema Carcerário (UMF/TJMA), “O controle e o equilíbrio do Sistema Prisional passam pelo cumprimento eficaz das obrigações do Judiciário e do Estado com seus custodiados, seja na concessão de direitos, ou na execução da pena”, assinalou.

Os representantes da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, do Ministério Público e a Defensoria Pública se dispuseram a integrar o esforço conjunto de enfrentamento dos problemas e na busca de melhorias para o Sistema Carcerário.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias