TURISMO

As 10 dicas turísticas dos maranhenses para quem deseja visitar o estado

As melhores dicas de turismo dadas pelo povo do Maranhão

Reprodução

O povo maranhense resolveu mesmo ajudar Lazaro Ramos. Após o ator pedir dicas de pontos turísticos para passar suas férias no estado, vários internautas enviaram inúmeras sugestões ao ator e, porque não, a todos os turistas que pretendem visitar o Maranhão.

Vamos as dicas dos maranhenses:

1. Santuário de Pedra Caída, Chapada das Mesas e cachoeiras em Carolina-MA


Carolina, no sul do Maranhão, foi um dos destinos mais citados. O santuário de Pedra Caída, que se localiza na zona rural do município, e a Chapada das Mesas, que abrange também Estreito, Riachão e Imperatriz, foram lembrados como paisagens magníficas com cachoeiras, lagoas e uma natureza perfeita para a prática de atividades como trilhas e tirolesa.

2. Praias e o Delta das Américas de Tutóia
O nordeste maranhense também foi lembrado, nesse caso a menção foi ao Delta das Américas -terceiro maior delta oceânico do mundo – e as praias de Tutóia, Araioses e Paulino Neves.

3. Madre Deus, Centro Histórico de São Luís e reggae
A capital com seu Centro Histórico não poderia ser esquecida. Patrimônio mundial da humanidade, no que depender dos maranhenses, Lazaro Ramos visitará casarões, beberá cachaças das mais variadas, brincará carnaval nos blocos com muita maizena e subirá as escadarias históricas que ligam as ruas do Centro, além do bom e velho reggae de radiola.

4. Passeio de planador sobre os Lençóis
Uma sugestão interessante de uma internauta foi o passeio de planador sobre o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Normalmente os jipes 4×4 e os quadriciclos são os meios usados para desbravar as dunas e piscinas naturais que se formam, porém vale a indicação de conhecer esse colosso natural pelo alto.

5. Ilha dos Lençóis em Cururupu


Antes de tudo, não confundir com o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – a Ilha dos Lençóis é uma entre tantas ilhas semi-selvagens que fazem parte do arquipélago localizado no litoral de Cururpu. Outras ilha famosas são as de Caçacoeira, Guajerutiua, Mangunça, Peru e São Lucas.

6. Lagoa do Cassó em Primeira Cruz
A Lagoa do Cassó faz parte do Parque dos Lençóis porém é um destino mais reservado e bucólico. Um bosque com árvores típicas cercam o ambiente e o tornam único. Indicado também para a prática de esportes como mergulho, canoagem, caiaque e kite surf.

7. Quilombo Frechal em Mirinzal
Localizado em uma fazenda de 9.592 hectares, o quilombo abriga maquinários antigos que remontam as épocas do cultivo de açúcar com um grande casarão no local que remonta a arquitetura do século XIX

8. Rio Una em Morros
Local ótimo para descanso o Rio Una é agradável tanto para banhistas quanto para aqueles que desejam navegar por suas águas em passeios náuticos. Também possui cachoeiras e é cercado por beleza naturais.

9. Alcântara
A cidade histórica dispensa apresentações – com seus casarões e suas igrejas que são patrimônio da humanidade e da cristandade, também é nacionalmente conhecida pelo seu Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Próxima da cidade também está a Ilha de Cajual que possui um grande sítio arqueológico com fósseis de espécies que também viveram na África e que podem assim comprovar que a África e a América do Sul já foram um só continente.

10. São José de Ribamar
Pode-se dizer que São José de Ribamar é o palco das grandes festas tradicionais e populares do Maranhão. A cidade, que carrega o nome do padroeiro do estado, faz romarias e celebrações por São José que levam 500 mil pessoas as ruas. Tem inclusive um dos mais grandiosos santuários do Brasil. Promove o festival do peixe pedra, onde pescadores competem para saber quem pegou o melhor peixe. E tem o famoso lava-pratos, a festa de encerramento do carnaval maranhense.

Não faltam atrações para quem deseja visitar o Maranhão. De festas religiosas passando por locais históricos e, claro, uma incrível natureza deslumbrante sendo o que há de maior em sua essência.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias