EDUCAÇÃO

Relatório da PF conclui que houve vazamento do ENEM 2016

Além do gabarito das provas, o tema da redação e a frase-código da prova rosa foram vazados antes do exame.

Reprodução

O Ministério Público Federal informou nesta quinta-feira, 1º, ter recebido um relatório da Polícia Federal que aponta o vazamento das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2016. Segundo informações, as provas do primeiro e segundo dia, além da redação, vazaram antes do incio da aplicação para pelo menos dois candidatos.
No texto, a Polícia Federal expressa sua convicção de que houve crime de estelionato qualificado no caso. No domingo, 6 de novembro, segundo dia de provas do exame, houveram prisões no Ceará e Amapá que foram flagrados com o tema da redação. Em Fortaleza, um homem de 34 anos foi preso portando o tema da redação no bolso, pronto para ser transcrito. Ele recebeu o gabarito pelo celular e usou também um ponto eletrônico na sala do exame. 
A polícia concluiu que os candidatos tiveram acesso à “frase-código” da prova rosa, que permitia que candidatos que deveriam fazer provas diferentes da rosa pudessem preencher o cartão de respostas de acordo com o gabarito transmitido pela quadrilha, não importando a cor da prova que o candidato tenha recebido no exame, já que a frase-código é o que legitima a correção conforme a cor referente à frase.
A perícia da PF identificou também que os candidatos presos iniciaram pesquisas no Google sobre o tema da redação a partir da manhã do dia 6 de novembro, indicando que tiveram acesso ao tema antes do início da aplicação das provas.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias