SUSTENTABILIDADE

Primeiro barco autônomo movido à energia solar será lançado neste sábado

A embarcação é composta por dois cascos, com placas fotovoltaicas, GPS, bússola e um sistema que recebe informações via satélite e indica a direção que ele deve navegar. Não há necessidade de um piloto para guiar o barco.

Projeto do engenheiro naval Lorenzo Souza, de Santa Catarina, o primeiro barco autônomo movido à energia solar do Brasil será apresentado neste sábado, em Búzios, no Rio de Janeiro, durante o Desafio Solar 2016. A embarcação é composta por dois cascos, com placas fotovoltaicas, GPS, bússola e um sistema que recebe informações via satélite e indica a direção que ele deve navegar. Não há necessidade de um piloto para guiar o barco.

Participante de outras edições do Desafio Solar, o engenheiro conta que a competição foi inspiradora. “Depois de alguns anos desenvolvendo projetos com equipes do Desafio, pensei na possibilidade de criar um barco que navegasse sem piloto e que usasse energia solar para alimentar o sistema de navegação”, conta. A ideia foi compartilhada com engenheiros da Universidade Federal de Santa Catarina, que abraçaram o projeto. Com apoio financeiro da Faperj, a ideia saiu do papel e a embarcação foi construída para ser apresentada no campeonato deste ano. “Não tenho registro de nenhuma embarcação como essa no país, talvez no mundo”, comemora o engenheiro.

O barco autônomo chegará em Búzios nesta sexta-feira, dia 08. Amanhã, ele fará sua estreia nas águas da Orla Bardot, onde ocorre a competição. A embarcação não participará das provas.

O Desafio Solar Brasil é uma competição de barcos movidos à energia solar. O campeonato é promovido anualmente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através do NIDES (Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social), em parceria com a Enel, Prefeitura de Búzios e a Secretaria Estadual de Esporte. Este ano, a competição reúne cerca de 250 estudantes, de quatro estados brasileiros. As provas começaram nesta quarta-feira, dia 7, e seguem até domingo (11). Ao todo, 19 equipes estão na disputa. As provas são divididas em sete etapas, com circuitos de até 12 quilômetros. Vence a equipe que conseguir completar os percursos no menor tempo.

Sobre a Enel no Brasil

A Enel Brasil, uma subsidiária do Grupo Enel, tem sede em Niterói (RJ) e mantém operações em três estados brasileiros: Rio de Janeiro, Ceará e Rio Grande do Sul. O grupo atua nos segmentos de distribuição, por meio das distribuidoras Enel Distribuição Rio (RJ) e Enel Distribuição Ceará (CE), geração, com a usina Enel Geração Fortaleza (CE), transmissão, por meio da Enel Cien (RS), e soluções, com a Enel Soluções. Em geração renovável, a Enel, por meio da Enel Green Power Brasil, tem atualmente uma capacidade instalada total de 648 MW, dos quais 401 MW são de energia eólica, 12 MW de energia solar fotovoltaica e 235 MW de energia hídrica. Além disso, a empresa tem 442 MW de projetos de energia eólica e 807 MW de energia solar atualmente em execução. Através da Enel Green Power Cachoeira Dourada, a empresa também opera uma usina hidrelétrica de 658 MW no estado de Goiás.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias