TOP OF MIND 2016

Pesquisa revela as marcas mais lembradas de 2016 em São Luís

Grupo O Imparcial vai publicar pesquisa sobre as marcas mais lembradas em 10 importantes setores para a economia da capital

Reprodução

O caderno especial Retrospectiva 2016, de O Imparcial, trará uma surpresa a partir deste ano. A pesquisa “Top of Mind – Marcas mais lembradas do ano”. O levantamento, contratado pelo Grupo O Imparcial e realizado em São Luís no fim de outubro deste ano, buscou entender o peso de 10 importantes negócios na mente da população de São Luís (veja lista abaixo).

A pesquisa traz perguntas como: “Quando se fala em concessionária de automóvel em São Luís, o que lhe vem a mente?”. Foi realizada pelo Instituto Impar Pesquisas, parceiro do Grupo O Imparcial. Exatos 1100 questionários foram aplicados em mais de 130 bairros da capital, durante cinco dias.

As sondagens levam em consideração os critérios de sexo, faixa etária, escolaridade, renda familiar e religiosidade. A seleção da amostra é feita em um 1º estágio com o sorteio das residências e, em um 2º estágio, com a seleção aleatória dentro das residências, sendo pesquisada apenas uma pessoa por domicílio.

O objetivo do estudo, segundo o diretor de Gestão e Novos Negócios do Grupo O Imparcial, Pedro Henrique Freire, é proporcionar ao mercado uma visão global sobre setores da economia, gerando dados e informações para que marcas possam obter subsídios lhe as ajudem a tomar decisões no dia a dia. 

“É uma pesquisa profunda, bastante profissional, que oferece uma visão de quem é e onde está o público consumidor dos setores pesquisados. Com ela, pretendemos agregar valor ao mercado e também à gestão das marcas”, comenta.

O “Top of Mind 2016” ganhará um registro editorial neste ano, com especiais no jornal impresso e no portal O Imparcial, para referenciar as marcas mais lembradas. Mas o projeto não para por ai. “Para o ano que vem, vamos trabalhar na viabilização de uma noite de premiação e homenagens”, adianta Freire. 

Além disso, o número de categorias deverá aumentar. “Neste ano contratamos o levantamento para 10 setores do mercado. Ano que vem certamente ampliaremos o campo de atuação”, comenta.

Top of Mind
Top of Mind é um termo em inglês utilizado na área de marketing empresarial como uma maneira de qualificar as marcas que são mais populares na mente (mind, em inglês) dos consumidores. Grandes grupos de mídia e jornais do brasileiros – como Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo -, além de revistas de grande circulação e institutos representantes de classe contratam a pesquisa em nível local ou nacional.

A definição é a porcentagem de entrevistados que, sem indução, nomeiam uma marca ou produto específico primeiramente, ao serem perguntados sobre as propagandas que se recordam de certa categoria de produtos.

 

SETORES PESQUISADOS

– Supermercados

– Escola Particular

– Universidade

– Concessionárias de Automóvel

– Hospitais

– Shoppings

– Artistas Maranhenses

– Restaurantes

– Planos de Saúde

– Lojas de departamento

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias