No Maranhão, 8.500 empresas estão inadimplentes com o Simples Nacional
Caso cheguem ao dia 31 de dezembro sem renegociarem as dívidas serão automaticamente excluídas do regime de redução tributária
Quase 8.500 empresas no Maranhão estão inadimplentes com o Simples Nacional, totalizando R$ 192 milhões em débitos. Caso cheguem ao dia 31 de dezembro sem renegociarem as dívidas – vencidas até a competência do mês de maio deste ano, serão automaticamente excluídas do regime de redução tributária que, hoje, reúne 10,7 milhões de empresas no país.
O Sebrae está fazendo o Mutirão da Renegociação em todos os seus pontos de atendimento no Maranhão, informando e orientando os empreendedores sobre o parcelamento dos débitos. O empenho da instituição tem um grande motivo: o de manter a saúde financeira das micro e pequenas empresas.
O Simples é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos (União, estados e municípios), destinado às micro e pequenas empresas, que pagam em um único boleto oito impostos: ICMS, ISS, Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, IPI, Contribuição Social de Lucro Líquido (CSLL), Cofins, PIS/Pasep e a Contribuição Patronal Previdenciária.
Mais uma chance em 2017
Quem não conseguir renegociar a dívida e for excluído do Simples Nacional no dia 1º de janeiro de 2017, ainda tem mais uma chance: basta quitar todos os débitos e requerer nova inscrição no sistema até o dia 31 do mesmo mês.
Porém, se perder o último prazo, poderá voltar a usufruir do benefício de redução tributária somente em 2018. O pedido de parcelamento deve ser feito imediatamente no Portal do Simples Nacional, no serviço Parcelamento – Parcelamento Especial – Simples Nacional.