Natal

Detentos fazem 1ª Cantata Natalina

Internos do Sistema Prisional apresentaram o espetáculo “Vem, tá chegando o Natal” no Espigão Costeiro.

Divulgação/ Secap

O Espigão Costeiro, localizado na Ponta d´Areia, foi o local escolhido para encerrar, no final da tarde de domingo (25), a série de apresentações dos vocais “Plenitude” e “Verbo da Vida”, formado por detentos do Complexo Penitenciário São Luís.

O espetáculo é resultado da 1ª Cantata Natalina da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), realizada pelo Governo do Maranhão.

Essa foi a terceira exibição dos internos, que se apresentaram, ainda, na Praça Dom Pedro II e no Convento das Mercês, ambos situados no Centro Histórico da Cidade.

“Acaba sendo muito intenso porque os internos se entregam ao momento e também devido à presença dos familiares que contribuem para que tudo fique mais humano, mais emocionante. A inciativa, sem dúvida, coopera para a reintegração social e para o resgate e fortalecimento do vínculo familiar”, destacou a secretária adjunta de Atendimento e Humanização da Seap, Odaíza Gadelha.

O vocal “Plenitude”, por exemplo, é formado por 25 detentos da Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) São Luís 2. Já o vocal “Verbo da Vida” é integrado por 24 mulheres que cumprem pena na UPR Feminina. Para as exibições, eles ensaiaram três horas diárias durante 15 dias.

O maestro dos vocais, o detento Marcelo Ferreira dos Santos, de 29 anos, falou sobre a importância de participar desse projeto. “Eu me sinto honrado em participar desse projeto. Nunca tinha passado pela minha cabeça ser escolhido para reger um vocal, e, para mim, está sendo uma satisfação muito grande”, afirmou.

Apresentação

Com o repertório na “ponta da língua”, os internos iniciaram a apresentação cantando a música “Vem, tá chegando o Natal”. Regidos pelo maestro Marcelo Ferreira, os detentos deram continuidade ao espetáculo cantando “Bate o sino”. A cada apresentação feita pelos custodiados, o público respondia com aplausos.

Em média, cada espetáculo durou uma hora. Na ocasião, os internos cantaram ainda “Quero ver” e “Então é Natal”. Para encerrar a apresentação, eles cantaram a música evangélica “Quero descer”. Ao todo, foram cinco canções apresentadas pelos apenados.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias