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Facebook revela medidas para combater notícias falsas

Críticas após compartilhamento de notícias falsas antes da eleição norte-americana levaram o Facebook a anunciar medidas para eliminar boatos de seus feeds.

O Facebook tem enfrentado críticas por não ter evitado uma onda de compartilhamento de notícias falsas antes da eleição norte-americana. Diante do fato, o presidente da empresa, Mark Zuckerberg anunciou na última sexta-feira que está tomando uma série de medidas para eliminar boatos e outros tipos de mentiras de seus feeds.
O Facebook insiste há tempos que é uma empresa de tecnologia e não de mídia, e por isso rejeita a ideia de ser responsável pelo conteúdo que seus usuários publicam e compartilham na plataforma. Pouco após a eleição, Zuckerberg afirmou que a noção de que informações mentirosas publicadas no Facebook ajudaram a eleger Donald Trump era uma “ideia maluca”.
Ele então afirmou no último sábado que mais de 99 por cento do que as pessoas veem no Facebook é autêntico, dizendo que há “apenas uma pequena porção” de informações mentirosas e boatos.
Mas na sexta-feira ele postou uma nota em tom totalmente diferente. Zuckerberg afirmou que o Facebook está trabalhando no assunto há muito tempo, e disse que o problema é complexo tanto técnica como filosoficamente. “Embora a porcentagem de desinformação seja relativamente pequena, temos muito mais trabalho à frente no nosso planejamento”, afirmou.
Ele listou uma série de medidas que já estão sendo implementadas na rede social, como maior automação para “detectar o que as pessoas sinalizam como falso antes mesmo que elas o façam”.
Ele também disse que o Facebook tornará mais fácil o relato de conteúdo falso, trabalhará com terceiros e jornalistas para checagem de fatos e explorará símbolos de alerta para conteúdos tidos como falsos. A empresa também tentará impedir que fornecedores de notícias falsas ganhem dinheiro por meio de seu sistema de publicidade, como foi previamente anunciado.
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