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73% dos brasileiros querem sair das mídias sociais, diz Kaspersky

Pesquisa aponta que a permanência decorre do medo de perder contatos e recordações gravadas em ambiente digital.

Uma pesquisa realizada pelo Kaspersky Lab mostra que a maioria das pessoas quer abandonar as redes sociais. Na maioria dos casos, os entrevistados alegam que os aplicativos seriam perda de tempo. De acordo com essa pesquisa, os usuários permanecem nas mídias sociais, como Facebook ou Instagram por medo de perder suas recordações digitais e o contato com seus amigos.
A pesquisa, realizada on-line em todo o mundo obteve 4831 respostas, sendo 887 de brasileiros. A pesquisa continha oito perguntas e foi traduzida em nove idiomas: inglês, espanhol, português, francês, italiano, alemão, russo, japonês e turco, e foi programada usando a ferramenta Poll Daddy. O link para a pesquisa foi divulgado usando promoções pagas do Facebook e no Twitter.
Outra pesquisa realizada anteriormente pela empresa destacou forte tendência do público a usar dispositivos digitais como um repositório externo de memórias. Outros estudos também demonstraram que os usuários não conseguem resistir à tentação de conferir as conversas e as atualizações de status nas mídias sociais em seus celulares. Além disso, os usuários são autocríticos e estão conscientes dessa fixação – 37% dos participantes brasileiros disseram acreditar que estão perdendo tempo nas redes sociais. Quase 73% dos respondentes afirmaram que já pensaram na possibilidade de abandonar as redes sociais.
Apesar da disposição de sair das redes sociais, as pessoas sentem-se obrigadas a ficar. No Brasil, a grande maioria (68%) acredita que, ao sair das redes sociais, perderia contato com seus amigos. Já 21% dos participantes estão menos preocupados com os amigos, mas têm medo de não conseguir recuperar suas lembranças digitais – como fotos – se precisassem sair de uma rede social.
Sobre a Kaspersky Lab
A Kaspersky Lab é a maior empresa de capital fechado e uma das empresas no segmento de segurança de computadores que mais cresce no mundo. A empresa está classificada entre os quatro principais fornecedores de soluções de segurança para usuários de endpoints do mundo (IDC, 2014). A empresa opera em quase 200 países e territórios no mundo, fornecendo proteção para mais de 400 milhões de usuários.
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