É fato que um tratamento médico realizado na casa do paciente e a proximidade com os familiares auxiliam na recuperação do mesmo. Ainda que com a assistência similar à de um hospital, o ambiente familiar contribui significativamente para que o quadro evolua para uma melhora sem as pressões psicológicas existentes dentro de um hospital.
Com o crescente número de pessoas acometidas por doenças crônicas no país, algumas dessas dependentes de alguma tecnologia (respirador ou sonda de infusão de dieta), uma solução que pacientes e familiares têm encontrado para tratar ou continuar o tratamento de algumas dessas enfermidades é a assistência Home Care, uma espécie de atendimento que garante ao doente um acompanhamento similar ao dado em hospitais, com toda estrutura necessária para a estabilidade no ambiente doméstico, como sonda, cateter, soroterapia e oxigenoterapia.
O processo traça uma rotina para os cuidados com o enfermo, envolvendo todas as suas necessidades básicas e avançadas. Um trabalho interdisciplinar envolvendo médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e muitas outras especialidades que serão demandadas de acordo com o caso do assistido.
Segundo o médico e diretor clínico da Vidas Home Care, Fabiano Ribeiro, o serviço em casa não substitui o hospitalar, mas vem a ser uma continuação ao tratamento. “Existem pessoas que saem do hospital com estado clínico muito instável, precisando de reabilitação, por ter ficado sem andar depois de uma cirurgia ou devido aos problemas crônicos que precisam ser acompanhados. A nossa equipe médica faz o apoio na residência e dará continuidade ao tratamento até que o quadro se estabilize ou o paciente receba alta”, diz o médico.
A assistência em casa é destinada às pessoas de todas as idades com os mais diversos problemas – Hipertensão Arterial; Diabetes Mellitus; mal de Alzheimer; mal de Parkinson; Acidente Vascular Cerebral e doenças autoimunes que uma vez adquiridas exigem atenção, tratamento especializado e tempo, tanto da família, como a pessoa debilitada.
“O atendimento Home Care funciona como um hospital descentralizado com atendimento 24h por dia e com o objetivo de levar o máximo de comodidade e tratamento humanizado para os combalidos”, observa o diretor clínico da Vidas Home Care, Fabiano Ribeiro.
Os procedimentos acontecem de forma personalizada, diferenciada e com total segurança. Buscando a adaptação de parentes, amigos e, principalmente, do indivíduo frágil. Essa metodologia potencializa ao paciente a reintegração ao seu meio social e uma visível melhora no bem-estar do vulnerável.
Regulamentação
A Vidas Home Care atua em São Luís desde 2005 e já atendeu mais de mil pacientes funcionando como um hospital descentralizado, nas palavras do Dr. Fabiano.
A assistência Home Care é regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 2006 e considera a necessidade de propor os requisitos mínimos de segurança para o funcionamento de serviços de atenção domiciliar nas modalidades de assistência e internação em casa.
Como acessar o serviço
O Home Care é uma modalidade de atendimento na área médica e entra na segunda fase do tratamento, onde o atendimento principal foi encerrado, mas existe ainda a necessidade de um acompanhamento, tanto para consulta, do paciente que precisa de uma reabilitação, ou tratar ainda uma ferida.
O método mais direto é a contratação na empresa, mas normalmente é via plano de saúde. O Home Care é comumente aplicado pelas operadoras de planos de saúde e seguradoras. “Normalmente, quando há a necessidade do serviço, a família, ainda na fase hospitalar, vai pedir um relatório ao médico do hospital que está acompanhando o caso, o profissional de saúde vai emitir esse relatório solicitando o atendimento Home Care e o plano de saúde vai entrar em contato com a clínica”, orienta o médico Fabiano Ribeiro.
Ainda com o médico, a Vidas vai até a casa do paciente e passará a acompanhar todo o processo de cuidados de modo que se obtenha sucesso no resultado clínico. “À medida que esse paciente vai obtendo melhora, os serviços que são oferecidos vão sendo resolvidos, até que o paciente possa obter a alta completa, dependendo dos casos. Pacientes que internavam semanalmente e passaram para o atendimento em casa, estabilizaram seus resultados e puderam voltar a ter uma vida normal, com as suas limitações, mas sem necessidade de ficar todo tempo sob intervenção do serviço de urgência e emergência hospitalar”, finaliza o médico e diretor clínico da Vidas Home Care, Fabiano Ribeiro.
Estrutura especializada
Dentro de toda estrutura, mobiliário e equipe especializada, os pacientes contam com serviço de farmácia, atendimento móvel com UTI para atendimento rápido e fácil deslocamento para hospitais. Além de todo material de uso hospitalar para os procedimentos médicos. “Hoje a Vidas Home Care tem em casa muitos atendidos que respiram por aparelho. De outra forma estariam em uma UTI, longe da família, longe do conforto de casa. E nós oferecemos exatamente a infraestrutura necessária para que esse paciente saia do tratamento hospitalar e venha para o seu domicílio. Nós montamos na casa do paciente uma pequena enfermaria”, conclui Dr. Fabiano Ribeiro.