FISCALIZAÇÃO

Disque Denúncia continua apto a receber denúncias de crimes eleitorais

O Disque Denúncia funciona 24 horas e manterá as atividades no período eleitoral, podendo intensificá-las, caso haja grande volume de denúncias

Com atuação relevante no primeiro turno, o serviço Disque Denúncia continuará integrado à Operação ‘Eleições 2016’ neste segundo turno, a ser realizado no domingo (30). Esta é mais uma ferramenta de combate aos crimes eleitorais no Maranhão. O canal está integrado às ações executada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA), que reúne ainda as polícias Civil e Militar e tem parceria com órgãos da Justiça Eleitoral.
 
“Toda a força policial, juntamente com a Justiça Eleitoral, continuará à disposição dos cidadãos, atuando em conjunto, para coibir crimes eleitorais. Vamos garantir que todos possam participar de forma democrática e tranquila desse importante momento de cidadania”, disse o secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela.
 
De acordo com o coordenador do Disque Denúncia no Maranhão, Augusto Mendes, “a comunidade pode continuar utilizando o serviço para fazer denúncias relativas a este crime, cujos casos aumentam bastante com a proximidade das eleições. Com essa ação específica o combate continuará mais eficiente”. Segundo ele, no primeiro turno, por meio do canal foram recebidas informações dezenas de casos de crime eleitoral ocorridos em municípios maranhenses, incluindo a capital. As ocorrências são relacionadas à compra de votos, favorecimento de eleitor com abastecimento de veículo e propaganda irregular.
 
“A compra de votos é o crime eleitoral de maior demanda. No dia da eleição as denúncias triplicam e referem geralmente à boca de urna”, informa o coordenador. Assim como no primeiro turno, os casos são encaminhados ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA). Mendes ressalta, ainda, que os números são bem maiores, porém, mais concentrados nos órgãos judiciais, como o TRE-MA.
 
No dia da eleição as denúncias aumentam consideravelmente, ressalta Mendes. As denúncias relativas a este tipo de crime são todas encaminhadas à Justiça Eleitoral que julga os casos e à Polícia Federal, a quem compete às investigações. O Disque Denúncia funciona 24 horas e manterá as atividades no período eleitoral, podendo intensificá-las, caso haja grande volume de denúncias. “A população pode e deve contribuir no combate a estes casos, denunciando anonimamente. Cabe a todos garantirmos que a democracia seja exercida com liberdade neste dia”, enfatiza Mendes.
 
A Operação ‘Eleições 2016’ é executada pela SSP-MA, por meio das polícias Civil e Militar e vai garantir um segundo turno tranquilo, prevenindo e combatendo crimes comuns do período. A ação teve início nos dias próximos ao primeiro turno das eleições, e, mesmo após o encerramento desta etapa do pleito continuou com planejamento e diversas reuniões de trabalho. Toda a atuação desta operação é realizada em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) e Ministério Público (MP-MA).
 
Serviço:
 
Para denunciar
 
3223.5800 – capital
0330.313.5800 – interior
99224.8660 – whatsapp.
VER COMENTÁRIOS
veja também
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias