TECNOLOGIA

Operadora amplia presença de cobertura 4G no MA

A cobertura 3G segue em expansão, com acréscimo de mais 11 cidades em 2016 no estado

A TIM vem ampliando sua rede e reforçando a qualidade da cobertura em municípios do Maranhão. Somente no primeiro semestre deste ano, a operadora ativou o 3G em mais 12 municípios – Benedito Leite, Feira Nova do Maranhão, Fortaleza dos Nogueiras, Igarapé Grande, Olho d’Água das Cunhãs , Loreto, Nova Colinas, Penalva, Paulo Ramos, Simbaíba, São Raimundo das Mangabeiras e Vitorino Freire. Outras quatro cidades estão programadas para ativação do 3G, são elas: São João do Paraíso, João de Lisboa, Miranda do Norte e Pindaré-Mirim. Já são 71 cidades atendidas com a tecnologia de terceira geração.
Os contínuos investimentos seguem o ritmo do crescente aumento do consumo de dados. Os resultados mais expressivos vêm com a expansão da rede 4G no interior. As cidades de Imperatriz, Caxias, Rosário e Timon já contam com a tecnologia, além de São Luís. Até o final do ano, mais cinco cidades devem ser ativadas. São elas: Paço do Lumiar, São José do Ribamar, Açailândia, Bacabal e Codó, totalizando 10 municípios com a tecnologia de quarta geração. No Brasil, já são 579 cidades e 64% da população urbana. E nos últimos 12 meses, foi registrado um crescimento de mais de 200% no número de clientes que utilizam a rede 4G. Aproximadamente 30% dos usuários de dados utilizam 4G.
“O investimento em rede sempre foi uma prioridade da TIM. Estamos reforçando a qualidade de nossa infraestrutura de rede 3G e alcançando mais municípios com a tecnologia de quarta geração, acompanhando o alto crescimento por demanda de dados pelos usuários. A capacidade de rede da TIM já atingiu 80% da população urbana do Maranhão” Explica o gerente de qualidade de rede Norte/Nordeste, Ageu Guerra.
A operadora também vem expandindo em outra frente, na presença comercial no Maranhão, com a instalação de novas revendas. Até o final do ano, a companhia pretende inaugurar 80 novos pontos de vendas nesse modelo de negócio na regional norte, que compreende o estado. Somente no Maranhão, mais de 24 cidades devem passar a contar com lojas físicas no modelo de revendas, entre elas Caxias, Codó, Paço do Lumiar, Açailândia, Bacabal, São José de Ribamar e Timom, algumas já com o 4G.
A operadora ainda busca empreendedores para entrar no time de lojistas, e segue com a estratégia de aumentar a capilaridade e consequentemente mais aproximação com os clientes do interior do estado. O parceiro da TIM pode investir com revenda em galerias e shopping ou em ruas comercializando planos, serviços, aparelhos, chips e acessórios. Entre as vantagens encontradas, o empreendedor conta com a força da marca, a melhor remuneração do mercado, velocidade de crescimento, treinamentos e um modelo de negócio bem estruturado, além do apoio da equipe comercial da TIM na gestão.
“A TIM está totalmente voltada ao parceiro, propiciando treinamento, tanto na fase inicial, quanto no decorrer do trabalho, reciclagem constante, sempre que surgirem novos produtos e serviços. O suporte não é somente na esfera comercial, estende-se à área administrativa e a todos os processos envolvidos no negócio, inclusive na gestão”, explica Fábio Rei, Diretor Comercial TIM Norte.
Foco na força de vendas
Em 2002, na chegada da operadora, apenas uma loja estava disponível para os clientes, hoje são quatro lojas próprias e 30 lojas de parceiros distribuídas pelo estado, além de mais oito mil pontos de vendas de chips e recarga.
O fortalecimento e a qualificação da rede de parceiros dos diversos canais de vendas do estado, com campanhas direcionadas, capacitação da força de vendas e suporte consultivo, foram diferenciais para a operadora atingir números expressivos.
TIM no Maranhão
A TIM é vice-líder em telefonia móvel no Maranhão com 29% da fatia do mercado, e com quase 1,8 milhões de clientes, segundo dados de junho da Anatel. A operadora atende quase 90% da população urbana do estado e cobre 94 municípios. Regularmente a capacidade de rede é dimensionada para superar a demanda de tráfego projetado para o ano, garantindo melhor experiência no uso de dados, seja navegando em sites, acessando aplicativos e atualizando redes sociais, e também no acesso à voz.
Municípios cobertos
Açailândia, Arari, Amapá do Maranhão, Bacabal, Barra do Corda, Buriticupu, Barreirinhas, Brejo, Balsas, Bequimão, Buriti, Benedito Leite, Boa Vista do Gurupi, Caxias, Codó, Chapadinha, Carolina, Centro Novo do Maranhão, Central do Maranhão, Colinas, Coelho Neto, Coroata, Cururupu, Duque Bacelar, Estreito, Feira Nova do Maranhão, Fortaleza dos Nogueiras, Grajau, Governador Nunes Freire, Godofredo Viana, Governador Newton Bello , Gonçalves Dias, Governador Archer, Governador Eugênio Barros, Guimarães, Imperatriz, Itapecuru Mirim, Itinga do Maranhão, Igarapé Grande, João do Paraiso, João Lisboa, Lago da Pedra, Luís Gonzaga do Maranhão, Lima Campos, Loreto, Luis Domingues, Magalhães de Almeida, Miranda do Norte, Nova Colinas, Olho D’agua das Cunhas, Paço do Lumiar, Paulo Ramos, Palmeirândia, Paraibano, Peri Mirim, Pinheiro, Pedreiras, Penalva, Pedro da Água Branca, Pindaré-Mirim, Pirapemas, Presidente Dutra, Porto Franco, Raposa, Ribamar Fiquene, Rosário, São Luís, Santa Helena, Santa Inês, Santa Luzia, São Bernardo, São Mateus do Maranhão, São Bento , São João dos Patos, São Raimundo das Mangabeiras, São Félix de Balsas, São Vicente Ferrer, Santo Antônio dos Lopes, São José de Ribamar, Sitio Novo, Tasso Fragoso, Simbaíba, Timon, Timbiras, Trizidela do Vale, Turilândia, Tutóia, Vargem Grande , Vila Nova dos Martírios, Vitorino Freire, Viana, Vitória do Mearim e Zé Doca.
Sobre a TIM
A TIM é a segunda maior operadora móvel do Brasil e tem como missão conectar e cuidar de cada cliente para que todos possam fazer mais. Sua assinatura – “Evoluir é fazer diferente” – destaca a evolução da empresa no país e sua postura inovadora e pioneira.
Tendo como base o Plano de Investimentos, focado sobretudo em infraestrutura de rede, e seguindo os pilares de inovação, qualidade e experiência do usuário, a TIM lidera diversos movimentos do mercado. São exemplos a cobrança por chamada, o fim da tarifação diferenciada em ligações de longa distância e para outras operadoras, a tarifa fixa diária ou mensal para acesso à internet móvel e o grande foco e investimento na tecnologia 4G para liderar a cobertura de dados de última geração.
A TIM é líder em práticas de governança e ainda a única empresa do setor de telecomunicações no Novo Mercado da BM&FBOVESPA, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, além de ser a empresa do setor há mais tempo a fazer parte também do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e do Índice de Carbono Eficiente (ICO2). Vale ressaltar também as iniciativas do Instituto TIM (www.institutotim.org.br), que buscam criar e potencializar recursos estratégicos para a democratização da ciência e inovação no Brasil.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias