Desde a Antiguidade a água encanta o homem. Histórias místicas, Jesus caminhando por cima dela, não faltam citações ao elemento. E, bem, é um sonho humano respirar debaixo d’água. E esse sonho pode virar realidade.
Pesquisadores russos afirmam que é possível respirar embaixo d’água. Para isso, os pesquisadores resgataram uma técnica dos anos 1980 e dizem que, com ela, conseguiram manter um cão submerso por 15 minutos.
A técnica em questão era utilizada pela antiga União Soviética e consistia em encher o pulmão dos aquanautas com uma mistura especial de gases. Com isso, eles mergulhavam em profundidades de até 500 metros sem problemas físicos.
Aquanauta, no caso, é a designação dada a qualquer pessoa que fique sob a água, exposta a um ambiente de pressão, por tempo considerado suficiente para equilibrar sua média respiratória com a da superfície. Agora, os testes soviéticos estão sendo feitos com cães.
Segundo os cientistas, os resultados são ainda mais promissores do que o esperado. Um dos animais utilizados como cobaia ficou submerso por 15 minutos sem danos colaterais. Com ele foi utilizado um líquido que abastece o organismo de oxigênio.
A previsão é que, após vários testes, a técnica revolucionária ajude com pesquisa subaquática. Além disso, os pesquisadores apontam que essa seria uma ferramenta imprescindível para resgates em alto mar.