ILUSTRAÇÃO

Revista americana faz críticas do aedes na Olimpíada

Capa da revista “The New Yorker” deste mês mostra atletas perseguidos pelos mosquitos Aedes e com o título “Algo no ar”, em inglês

Com suas clássicas ilustrações, a próxima edição da revista “The New Yorker”, dos Estados Unidos, retrata atletas sendo perseguidos por mosquitos Aedes, transmissores da zika, dengue e chikungunya, durante a Olimpíada no Rio. Intitulada “Something in the Air” (Algo no ar, em inglês), ela foi desenhada pelo americano Mark Ulriksen.
 
O ilustrador diz que “sempre amou os Jogos Olímpicos, especialmente os jogos de verão”. No entanto, ele critica a Olimpíada no Rio. “Os próximos Jogos Olímpicos já apresentam um superfaturamento inevitável dos custos, uma infraestrutura crucial que pode não ser concluída a tempo, águas poluídas para os eventos de remo, e acusações de doping contra a delegação russa. E, sim, acima de tudo, o vírus transmitido pelo mosquito está assustando os espectadores e os atletas. Parece um microcosmo perfeito para a época de ansiedade que estamos passando”.
 
Vale lembrar que tanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto especialistas apontam que o risco de contrair zika durante a Olimpíada no Rio é mínimo. Um estudo recente chegou a estimar que no máximo 80 turistas serão infectados durante os jogos. Alguns brasileiros saíram em defesa do país nos comentários da publicação nas redes sociais. Uns tentaram esclarecer que não vai haver problemas com os mosquitos, porque os jogos vão acontecer no inverno do Brasil. Outros, mais ofendidos, comparam o “temor” dos insetos com atentados e a tensão racial nos Estados Unidos.
 
“É melhor ter o ataque de mosquitos – que, na verdade, toda pessoa bem informada sabe como evitar e o que esperar – do que um tiroteio em massa, certo? Se Olimpíadas fossem nos Estados Unidos, a New Yorker colocaria um adolescente americano segurando uma arma e atacando as pessoas?”, escreveu uma leitora, no Facebook.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias