RIO 2016

Abertura será marcada pela cultura da gambiarra artística

Com orçamento reduzido drasticamente nos últimos dois anos, a abertura das Olimpíadas precisou se adaptar às novas condições econômicas

A Cerimônia de Abertura da Olimpíada do Rio, prevista para começar às 20h de hoje, no Maracanã, vai celebrar a cultura da gambiarra artística. Com um orçamento reduzido drasticamente nos últimos dois anos, o evento — que terá shows unindo Caetano Veloso, Gilberto Gil e Anitta, além de efeitos visuais em telas de LED — precisou se adaptar às novas condições econômicas, o que implicou na busca de alternativas mais baratas. “A cerimônia é uma imensa gambiarra”, comentou Mario Andrada, diretor de Comunicação da Rio-2016, em entrevista coletiva. Mas ele ressalvou: “Há uma grande diferença entre gambiarra e jeitinho”.
Melhor explicando: em vez de improviso, a equipe criativa — formada pelos cineastas Fernando Meirelles e Andrucha Waddington, a diretora e cenógrafa Daniela Thomas e a coreógrafa Deborah Colker — precisou encontrar soluções que compensassem o enxugamento do orçamento. “Em dois anos de trabalho, chegamos a ter quatro projetos para a cerimônia e fizemos muita visita ao Saara”, brincou Waddington, referindo-se à conhecida zona de comércio barato no Rio, onde foram comprados quilos e quilos de tecidos.
A equipe criativa baseou seu trabalho em três pilares. O primeiro, representado por um jardim, traduz o valioso ecossistema nacional. O segundo, trata da diversidade de raças. “Vamos mostrar que o Brasil é um país onde um católico, um judeu e um muçulmano, depois de se conhecerem, já tomam uma cerveja juntos”, comparou Meirelles. E o terceiro, pretende mostrar o jeito de viver do brasileiro, traduzido pelo sorriso cravado nos rostos, indestrutível mesmo diante de adversidades.
A equipe criativa lutou para não revelar segredos, pretendendo manter intacta a surpresa do público, que se dividirá entre cerca de 50 mil pessoas no estádio e aproximadamente de 3 bilhões de espectadores ao redor do mundo.
Algumas novidades acabaram reveladas nos últimos dias, como a presença da atriz inglesa Judi Dench que, ao lado de Fernanda Montenegro, vai ler versos de Carlos Drummond de Andrade.
Boa parte dos atletas que já fazem parte da missão brasileira na Rio-2016 não vai participar da cerimônia. A previsão do Comitê Olímpico do Brasil é de que, dos 300 esportistas que já estão na Vila Olímpica, cerca de 120 fiquem nos seus apartamentos descansando para as competições que vão ocorrer amanhã.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias