Uma cerimônia de casamento comunitário realizada nessa quarta-feira (27) na Comarca de Coroatá, oficializou a união de 72 casais. O evento, promovido pela 2ª Vara da unidade, foi capitaneado pelo titular da Vara, juiz Francisco Ferreira de Lima. A juíza Josane Braga, titular da 1ª Vara da Comarca, ajudou na celebração que contou com a presença do desembargador Jorge Rachid, idealizador do projeto Casamentos Comunitários. O evento contou com o apoio da Corregedoria Geral da Justiça (CGJMA).
Com início às 8h30, o evento, realizado no Salão de Júri do Fórum, se estendeu até as 12h30. Um bolo confeitado foi distribuído entre noivos, convidados e demais pessoas presentes.
Entre os nubentes, Remi da Silva Pinto, 22 anos, e Sara de Sousa Silva, 16 anos – ela, grávida de quatro meses – o casal mais novo a participar da cerimônia. Raimundo Vieira dos Santos e Luiza Gomes Vasconcelos, ambos com 75 anos, representaram o casal mais velho na cerimônia, na ocasião oficializando a união de 55 anos.
Pessoas mais carentes – Nas palavras do juiz Francisco Ferreira de Lima, a cerimônia foi simples, porém muito bonita. Para o magistrado, a presença do desembargador Jorge Rachid à cerimônia foi muito importante. “Foi uma presença simbólica”, afirma o juiz destacando que o projeto Casamentos Comunitários foi idealizado pelo desembargador em 1999″.
Ressaltando a importância do evento, Francisco Ferreira de Lima lembra que “o casamento comunitário prioriza as pessoas mais carentes”. Segundo o juiz, o desembargador Rachid se mostrou muito à vontade na cerimônia. “Para ele também foi muito importante. Ele reviveu o Casamento Comunitário inaugurado na gestão dele”, acredita.