Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa Cidadão do Mundo. Em sua segunda edição, o programa de intercâmbio internacional coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) vai selecionar 70 jovens para participar de cursos de idioma estrangeiro em países cuja língua pátria seja inglês, francês ou espanhol. Podem concorrer alunos egressos do ensino médio da rede pública, de instituições de ensino vinculadas a entidades paraestatais ou de fundação sem fins lucrativos.
“O objetivo é democratizar o acesso e a oportunidade de intercâmbio internacional aos estudantes que são egressos da escola pública de ensino médio”, explicou o secretário de Ciência, Inovação e Tecnologia, Jhonatan Almada, durante o lançamento do edital da segunda edição que está disponível no site da
Secti.
As inscrições seguem até o dia 23 de julho.
COMO CONCORRER
As inscrições para seleção no Cidadão do Mundo devem ser feitas no site do programa http://web.secti.ma.gov.br/cidadaodomundo, com preenchimento do formulário eletrônico.
No momento da inscrição, juntamente com os dados, o candidato deverá informar o idioma pretendido (inglês, francês ou espanhol). Serão selecionados 120 candidatos para concorrer as 30 vagas de inglês, 120 candidatos para concorrer a 30 vagas de espanhol e 60 candidatos para concorrer às dez vagas de francês.
Além da exigência de ser egresso de escola pública e ter entre 18 e 24 anos, o candidato precisa ainda estar cursando qualquer graduação há, pelo menos, um ano em uma instituição de ensino superior e ter obtido, ao longo do ano imediatamente antecedente à inscrição no programa, aprovação com média acima da nota sete (ou equivalente) em todas as matérias cursadas.
O processo seletivo será realizado em três etapas de caráter classificatório e eliminatório. O primeiro filtro de seleção é a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a entrega da documentação. O segundo filtro é o curso de imersão. É facultado aos candidatos de outros munícipios que não puderem participar da etapa do curso de imersão em línguas estrangeiras em São Luís, por motivo de força maior, a realizar somente o teste final, de caráter eliminatório, mediante prévio teste de nivelamento a ser realizado em São Luís.