Transcorrido mais de um mês em que completou 90 anos de fundação, o jornal O Imparcial ainda é celebrado pela marca histórica. Amanhã, o matutino com mais tempo em atividade no Maranhão será homenageado na Câmara Municipal de São Luís.
A homenagem partiu do vereador Fábio Câmara (PMDB), que destaca dois fatos importantes: chegar aos 90 anos e estar próximo do centenário, em um cenário político e econômico nada favorável. “Poucas instituições brasileiras completam 90 anos de existência e têm mais futuro que passado. E O Imparcial é uma destas instituições que daqui a 10 anos deverá se tornar um jornal centenário, sempre sintonizado com a alma do povo, fazendo parte não só da nossa história, mas do cotidiano de cada cidadão maranhense. Chegar a mais um ano de existência com todos os problemas e dificuldades que as empresas vivem é motivo de muito orgulho”, disse o vereador.
A vereadora Eidimar Gomes (PSDB) também lembrou a importância de O Imparcial na história do jornalismo maranhense e valoriza o reconhecimento pelos serviços prestados. “O jornal O Imparcial sempre atuou com competência e imparcialidade, por isso se tornou referência no Maranhão. A credibilidade adquirida junto aos seus leitores diários e aos que utilizam seus serviços foi garantida com uma equipe de profissionais qualificados e o empenho dos seus proprietários que nunca esmoreceram frente às dificuldades, por isso merece o nosso carinho, admiração, respeito e os parabéns com votos de que muitos anos mais possam ser comemorados com sucesso”, disse a vereadora Eidimar Gomes.
“É uma homenagem significativa para o nosso jornal, identificado com nossa cidade, assim como a Câmara Municipal, que tem a sua própria tradição. […] Isso enriquece o currículo da empresa, que também está construindo a cidade, repercutindo os acontecimentos que a própria Câmara Municipal gera”, Pedro Freire, Diretor-presidente
A direção de O Imparcial traduziu o sentimento, que é de todos que formam o matutino. Para o diretor-presidente, Pedro Freire, ser lembrado pelo órgão que pensa o que deve ser feito pela cidade demonstra o quanto o jornal tem cumprido seu papel de bem informar a sociedade maranhense. “É uma homenagem significativa para o nosso jornal, identificado com nossa cidade, assim como a Câmara Municipal, que tem a sua própria tradição. […] Isso enriquece o currículo da empresa, que também está construindo a cidade, repercutindo os acontecimentos que a própria Câmara Municipal gera”, disse.
O diretor de Relações Institucionais, Raimundo Borges, credita esse reconhecimento ao papel que O Imparcial desenvolveu ao longo dos anos, desde a sua fundação em 1926. “É o reconhecimento do trabalho que a gente realiza diariamente. Significa que O Imparcial é uma empresa que vem cumprindo seu papel de informar a população, de contribuir com o desenvolvimento do estado, de ajudar na educação dos jovens, das crianças”, ressaltou.
Desde o dia 1º de maio, data de comemoração de sua fundação, O Imparcial está chegando às mãos do leitor com um ar mais moderno e dinâmico. As novas tecnologias não foram barreiras para o jornal continuar atraente e chamativo em meio ao público. Foi preciso se reinventar em meio à explosão midiática dos anos 2000 e a resposta foi dada com um jornal mais ousado na divulgação da informação.
“A nossa diagramação flexibilizou, deixou de ser aquela coisa engessada do padrão tradicional. Uma mudança muito significativa. Temos uma matéria bem trabalhada, bem elaborada, para que leitor abra o jornal e já se prenda nele até a última página”, explica Celio Sergio, superintendente de Produção e Conteúdo do jornal.
O Imparcial mudou seu conteúdo, fazendo não apenas a divulgação da notícia, mas refletindo as consequências e os pormenores dela. E o que não coube nas páginas impressas – como as notícias de última hora – pode ser encontrado no portal O Imparcial Online e através da leitura de QR Code exclusivos.