QUASI-SATÉLITE

Asteroide vai ‘dançar’ com a Terra por séculos

NASA anuncia que um asteroide orbita a Terra conforme esta gira ao redor do Sol. Ele está conosco há um século e ficará por muito mais

O recém-descoberto asteroide 2016 HO3 orbita o Sol de tal maneira que não se desvia muito da Terra, tornando-se assim um quasi-satélite do nosso planeta. Segundo os cientistas, o asteroide está longe demais para ser um satélite natural da Terra, então ele pertence ao grupo dos quasi-satélites: objetos que ficam próximos dos planetas por vários períodos orbitais e que levam exatamente o mesmo tempo que estes planetas para orbitar o Sol.
Reprodução

Foto: Orbita do 2016 HO3

“Outro asteroide, o 2003 YN107, se comportou de maneira semelhante por um tempo há de mais de dez anos, mas partiu para outra vizinhança”, disse Paul Chodas, do Centro de Estudos dos Objetos Próximos da Terra, da NASA, em comunicado.
O 2016 H03 foi descoberto em 27 de abril por cientistas usando o telescópio Pan-STARRS 1, no Havaí. O caminho de 2016 HO3 tende a mudar ao longo do tempo, mas a força gravitacional da Terra mantém o asteroide em uma passagem mais ou menos estável: ele nunca chega mais perto de 14,5 milhões de quilômetros do nosso planeta, e nunca se afasta mais de 38,6 milhões de quilômetros de nós.
Dança vai durar séculos
“Com efeito, este pequeno asteroide está preso em uma dança com a Terra”, afirmou Chodas. O pesquisador também afirmou que não existe risco do quasi-satélite se chocar com o nosso planeta, porque ele está a milhões de quilômetros de distância. O 2016 HO3 foi encontrado pela NASA em abril deste ano pelo telescópio Pan-STARRS 1, no Havaí. A agência espacial diz que o objeto se tornou um quasi-satélite há cerca de um século, e ficará no mesmo trajeto por centenas de anos.
Negócios