5 casos policiais envolvendo prefeitos e ex-prefeitos maranhenses
Alguns casos foram emblemáticos e geraram comoção nacional, como o caso da “Prefeita Ostentação”.
Por: O Imparcial
Dois ex-prefeitos foram presos ontem no Maranhão. Os casos repercutiram e ganharam destaque na imprensa. Mas estes não são os primeiros ex-gestores envolvidos em escândalos policiais no estado.
Alguns casos foram emblemáticos e geraram comoção nacional, como o caso da “Prefeita Ostentação”,Lidiane Leite.
Preparamos uma lista com 8 casos policiais recentes que envolveram prefeitos e ex-prefeitos maranhenses.
1. Lidiane Leite, ex prefeita de Bom Jardim
Bom Jardim – Lidiane Leite
Na época, em 2015, o caso ficou conhecido como “Prefeita Ostentação”. A ex-prefeita de Bom Jardim (MA), Lidiane Leite, o ex-marido Humberto Dantas dos Santos e o ex-secretário municipal de agricultura, Antônio Gomes da Silva, foram indiciados pelos desvios de recursos federais destinados à merenda escolar (recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE/2013, no montante de R$ 292.324,00), fraude licitatória e associação criminosa. Lidiane chegou a ser presa, mas a prisão preventiva foi revogada ainda em Outubro do mesmo ano.
2. As voltas e reviravoltas em Bacuri (MA)
Prefeitos de Bacuri
Na cidade de Bacuri, na baixada maranhense, a rotatividade entre o prefeito eleito José Baldoino da Silva Nery (PP) e o vice Richard Nixon (PMDB) marcou o caso. Desde a eleição em 2012 ambos tem alternando o assento principal da prefeitura e também as manchetes dos jornais.
Nixon foi preso em maio de 2015, com mais cinco pessoas, sob acusação de agiotagem. Ele havia assumido a prefeitura após o prefeito Balduíno ter sido afastado em março por improbidade administrativa. No mesmo ano, José Balduíno reassumiu o cargo em mais uma reviravolta.
3. Denúncia de Estupro em Santa Inês
Ribamar Alves – prefeito – Santa Inês
No ínicio de 2016, o prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves, foi acusado de estupro. O caso também foi manchete em toda a mídia local, ganhando ainda mais notoriedade devido a prisão do gestor. A Câmara de Vereadores de Santa Inês chegou a se reunir para votar o pedido de afastamento e a cassação do prefeito, mas o total de votos necessários para que isso acontecesse não foi alcançado e Ribamar continua no cargo.
4. 180 dias de afastamento em Anajatuba
Helder Aragão
Em 2015, Helder Lopes Aragão, então prefeito de Anajatuba, foi afastado graças a uma liminar da juíza Mirella Cezar Freitas, como resultado de uma Ação Civil Pública interposta pela Promotoria da Comarca de Anajatuba. A acusação foi de irregularidades e ilegalidades na realização de processos licitatórios no município maranhense, que teriam resultado no desvio de verbas.
5. Rodada dupla de prisões no dia 24 de Junho
Domingos Curió, ex-prefeito de Turilândia
O ex-prefeito de Turilândia e sua esposa foram presos na sexta feira, 24, na residência do casal, em São Luís. No entanto, não foram apenas Domingos “Curió” e Ângela Maria que foram detidos. No mesmo dia, o ex prefeito de Buriti, Luiz Evandro Freitas Costa Mourão.