NOVA TENDÊNCIA

Textos de sucesso de blog viram páginas de livros

Transpor ideias de blogs ou vlogs para o papel tem sido mais comum do que se imagina

Já deu para mensurar a quantidade de gente que faz sucesso com seus blogs e passa isso tudo e mais um pouco da vida virtual para a vida real publicando livros? Uma mostra de que nem tudo é brincadeira e que pessoas com assuntos aparentemente simples têm muito a dizer para o mundo. Seja quando o assunto é moda, beleza, amor, cultura, entretenimento ou humor, transpor ideias de blogs ou vlogs para o papel tem sido mais comum do que se imagina, e também aqui no Maranhão é uma prática que vem ganhando adeptos.
Caso de Bruno Magno, um jovem de 22 anos, ludovicense, que aproveitou o talento para a escrita e a onda das redes sociais para criar o Blog Dose de Quinta. Um blog que fala sobre amor e relacionamentos. Com o lema “Espalhe amor por aí”, o blog, com apenas um ano, já alcança a marca de 500 mil visualizações mensais. A bordo disso tudo vieram dois livros, um romance, pronto, mas engavetado ainda, e o Dose de Quinta, que lançou recentemente inspirado no blog homônimo com doses (crônicas/textos) inéditas, mas com o mesmo tom e poesia que o blog carrega.
“Eu faço contabilidade, mas já escrevia. Então comecei com o blog que tem um novo texto a cada quinta-feira, por isso o nome, e fui ganhando leitores mais de outros estados até, do que aqui no Maranhão”, conta Bruno.
Do blog, apenas cinco textos migraram para o livro, que tem 50 textos inéditos e neles vários sentimentos. Mas não se trata de histórias autobiográficas. A obra conta com prefácio de Leonardo Luz, roteirista do humorístico “Vai que cola”, e de César Boaes, ator e comediante da comédia Pão com Ovo.
“Tentei colocar essa carga natural para que as pessoas se identifiquem. Não chega a ser um diário, mas coloco histórias que eu queria ter vivido, que eu vi e que me agradaram. Não é autobiográfico, mas fiz para que ele parecesse biográfico para alguém”, define Bruno.
A percepção de que o que escrevia estava agradando veio em outubro do ano passado quando atingiu 60 mil acessos mensais. “Não é fácil você prender o leitor em blog de literatura. Mas vejo que a internet democratiza a possibilidade de você escrever. É uma forma dos autores independentes começarem a escrever. Foi durante as escritas para o blog que surgiram as ideias para os livros que já escrevi”, comenta.
 
Sobre cinema
 
E prender o leitor com assuntos de cinema? O jornalista Brenno Bezerra escreve um blog onde exerce a função de crítico de cinema, desde março de 2008. Hoje é um dos dois únicos maranhenses membros da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos. E levou a experiência da net para as páginas do livro Resenhistas na Web – O Novo Crítico de Cinema, lançado no fim do ano passado.
“Não sei escrever ficção, meu negócio é a verdade. Não sei dizer como o amor começou, mas sempre fui um apaixonado por cinema. E isso nunca se limitou apenas a conferir filmes. Sempre quis estudar a arte e saber bem o que acontece atrás das câmeras, os atores, diretores, as escolas… Quando decidi que escreveria sobre cinema, me veio em mente vários assuntos. Até que com a orientação da jornalista Josenilma Dantas, decidi falar sobre a nova leva de críticos de cinema na internet. Não foi nada fácil, mas foi um desafio prazeroso”, assume o jornalista.
 
Dia de beleza
 
Saindo só um pouco da esfera local, a jornalista Victoria Ceridono esteve recentemente em São Luís para lançar o Dia de Beauté: Um Guia de Maquiagem para a Vida Real. Um livro que saltou da rede para as prateleiras das livrarias. Louca por maquiagem, nascida em São Paulo e morando em Londres desde 2013, lançou o blog Dia de Beauté, um dos pioneiros no Brasil, em 2007, quando estava na faculdade e era estagiária no site Chic, de Gloria Kalil. Na época, também escrevia para a Vogue e em 2010 virou editora de beleza da revista, cargo que ainda ocupa, agora trabalhando de Londres.
O Dia de Beauté fala sobre o universo da beleza de maneira pessoal, prática e descontraída. O livro também. Tanto que foi definido pela jornalista como um manual de maquiagem. “Sou jornalista e acho que todos têm o desejo de escrever um livro em algum momento da vida e eu sempre tive. Acho que livro de maquiagem não tem tanto, então fui convidada e ninguém em sã consciência diz não. Deixei o blog um pouco de lado, porque esse trabalho exige muita dedicação e foi muito legal de fazer”, conta.
VER COMENTÁRIOS
veja também
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias