Laborarte

Sarau de Bailados: uma celebração de ritmos maranhenses

Os ritmos maranhenses poderão ser apreciados durante a última edição do projeto Sarau de Bailados, realizado pela Companhia Laborarte

Uma celebração aos ritmos que fazem parte da cultura maranhense. Assim pode ser definido o projeto Sarau de Bailados, idealizado pela Companhia Laborarte. As apresentações, que começaram no dia 6 de maio, encerram-se hoje à noite, com uma vasta programação que também marca o início da temporada junina da companhia. 
A festa começa a partir das 18h, com apresentação dos integrantes da Escola de Capoeira Angola do Laborarte, exibição dos vídeos de manifestações tradicionais do Maranhão, bailado com o Cacuriá de Dona Teté e por fim o show de bailados populares com a cantora Rosa Reis, que contará participação especial do músico Hélio Ramalho.

“É um espetáculo musical com repertório de tradições populares do Brasil, com ênfase para os ritmos populares do Maranhão. É uma festa onde todos”, Rosa Reis, cantora e coordenadora do Sarau de Bailados

Segundo Rosa Reis, o destaque da noite ficará por conta da apresentação do Cacuriá de Dona Teté, que ainda este ano completará 30 anos de existência. Criado pelo Laborarte junto com a já falecida Dona Teté, o espetáculo, que reúne elementos da dança, teatralidade e interação, foi o responsável pela divulgação dessa manifestação no Maranhão e em outros estados brasileiros.
Outro destaque é o show Sarau de Bailados, apresentado pela própria cantora que assina a produção do evento. “É um espetáculo musical com repertório de tradições populares do Brasil, com ênfase para os ritmos populares do Maranhão. É uma festa onde todos participam. Basta levar uma saia colorida ou dançar do jeito que foi para festa mesmo”, disse Rosa Reis.
De acordo com Rosa Reis, a ideia é que todos entrem na roda para dançar conhecendo e experimentando as peculiaridades dos ritmos maranhenses. “No final, o público é quem constrói o espetáculo conosco”, concluiu a cantora.
Temporada Junina
Sarau de Bailados

Para as apresentações da temporada junina 2016, Rosa Reis adiantou que a Companhia Laborarte vai apresentar os espetáculos: Cacuriá de Dona Teté; Casimiro conta o Auto do Boi (com teatro de bonecos), Show Sarau de Bailados com Rosa Reis, Tambor de Crioula do Laborarte e o Show Lá vai Maria de Camila Reis, que mistura a linguagem popular maranhense com ritmos como o cacuriá, o bumba meu boi, toques de caixa do Divino Espírito Santo, tambor de crioula, com fortes influências da música nordestina e um toque de contemporaneidade, com influências também do reggae, blues e funk.

Sobre o Sarau de Bailados
Sarau de Bailados

É um dos espetáculos criado pela companhia Laborarte que se firmou no cenário de São Luís como uma opção para quem gosta de se divertir com as manifestações tradicionais. A prévia, que visa aquecer a festividade junina, apresenta ritmos como o cacuriá e tambor de crioula, os bailados do bumba-boi, da ciranda, coco, maracatu, jongo e quadrilhas. Atividades com exposição de fotografia, vídeo, poesia, conversa roda de capoeira e shows musicais, também, integram as atrações. O público alternativo é formado por turistas, estudantes e artistas, que vivenciam uma experiência nova através de ritmos da cultura popular maranhense. O sarau é promovido desde 2011 pelo Laboratório de Expressões Artísticas (Laborarte), durante as sextas do mês de maio. O local é o Casarão do Laborarte, que fica localizado na Rua Janssen Muller, nº 42, no Centro Histórico de São Luís.

Sobre o Laborarte
A companhia possui 43 anos de experiência no cenário artístico maranhense, em que os artistas atuam realizando um trabalho cultural nas áreas de teatro dança música, capoeira, artes plásticas, fotografia e literatura. Algumas atividades são permanentes na casa, como as oficinas de tambor de crioula, oficina de dança do cacuriá, oficinas de teatro, oficina de ritmos populares do maranhão, toque de caixa do divino, traquinagens artísticas, ponto de cultura, cine clube, artes cênicas na rua e uma escola de capoeira. As produzidas são CDs, livros, cordéis e espetáculos.
VER COMENTÁRIOS
veja também
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias