O GRUPO

Jornal O Imparcial e o seu papel de responsabilidade social

Projeto Leitor do Futuro, que desde 2006 incentiva o aprendizado, a leitura e cidadania, é um compromisso de O Imparcial com o estado

A arte ativa da comunidade maranhense e parte viva da História da Imprensa no Brasil, o jornal O Imparcial firmou um segundo compromisso, além de seu papel de informar, o de formar leitores, os Leitores do Futuro.
Seguindo o exemplo pioneiro de jornais como o The New York Times, que em 1932 entendeu a necessidade de se aproximar o jornal das salas de aula, O Imparcial desenvolveu o projeto Leitor do Futuro, que desde 2006 incentiva o aprendizado, a leitura e cidadania. A ideia ganhou frutos em todo o país e hoje é uma das prioridades da Associação Nacional de Jornais.
“O Leitor do Futuro é um projeto pioneiro no Maranhão e busca estimular a análise críticas das matérias dos jornais em ambiente escolar. A democratização da informação é uma estratégia utilizada pelo projeto, que atua de forma interdisciplinar”. O conteúdo de notícias, artigos e variedades, produzido diariamente pelo jornal, pode ser aproveitado de forma interdisciplinar, como recurso para discussões, pensamento crítico.
O Leitor do Futuro é desenvolvido em duas mãos, O Imparcial vai até as escolas e eles vêm até a Redação. Com visitas guiadas pela equipe administrativa e diretora. Em 11 anos, mais de 180 turmas já passaram pelas instalações e muitas crianças e adolescentes tiveram contato como o mundo do Jornalismo e da Comunicação Social. “Recebemos turmas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e turmas do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares. É muito gratificante ver o interesse deles pelo Jornal, pelas instalações. O parque gráfico (onde o jornal é impresso) desperta interesse especial”, contou a secretária de Redação, e coordenadora do Projeto, Gleyciane Santos.
LEITOR DO FUTURO

No Parque Gráfico de O Imparcial, acompanhados do diretor Raimundo Borges, os alunos veem o processo de impressão do jornal, da forma como é feito hoje, e passeiam pela história da imprensa no Maranhão com as máquinas e tipos antigos ainda em exposição no Parque. “Eles ficam fascinados com os equipamentos antigos e mesmo com os novos. Na Redação, fazem perguntas aos repórteres e editores, querem saber como é o dia a dia, como a informação chega”, disse Gleyciane. “O que mais me chamou a atenção foi todo o processo do jornal, o tempo que é fabricado, a quantidade, as máquinas, a Redação”, revelou Daniel Lopes, de 10 anos, estudante do quinto ano da escola Dom Pedro II.

O grande Aqui-MA 
Aqui Maranhão, um dos veículos do Grupo O Imparcial, tem números de gente grande, e é hoje o jornal mais vendido no estado, circulando uma média 28 a 30 mil exemplares por dia, e ao lado o irmão mais velho, está presente em 82 municípios do Maranhão.
O Aqui nasceu em 2008, tendo como principal propostas chegar aonde os outros não chegam, aos bairros e municípios carentes, onde o estímulo à leitura era quase inexistente, como conta Priscila Casto, do setor de Circulação/Mercado Leitor do Grupo. “O jornal é distribuído em todos os bairros e chega até os com população mais carente, é lido principalmente pelas classes C, D e E. Nós fazemos questão que ele chegue todo dia aos outros municípios, para que as pessoas tenham acesso à informação e à leitura”, comentou Priscila.
VER COMENTÁRIOS
veja também
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias