Eric Fanning, 47 anos, indicação do presidente americano Barack Obama, tornou-se o primeiro homem declaradamente homossexual a exercer o cargo de secretário do Exército dos Estados Unidos.
Fanning recebeu o cargo em meio à política de integração dos homossexuais às Forças Armadas. As minorias sexuais receberam a oportunidade de servir no Exército depois da abolição da norma “não pergunte, não diga”, segundo a qual os homossexuais podiam entrar no serviço militar se não ostentassem a sua orientação.
Fanning vai coordenar os trabalhos das tropas terrestres norte-americanas. No cargo, ele responde diretamente ao secretário de Defesa do país. Antes, Fanning era vice-secretário da Defesa, considerado conselheiro próximo do chefe do Pentágono, Ashton Carter.
A nomeação de Eric Fenning já foi saudada pela comunidade gay norte-americana.
O Pentágono atualizou sua política de oportunidades igualitárias em junho de 2015 para proibir a discriminação baseada em orientação sexual, mudança anunciada por Carter durante uma celebração do orgulho gay e lésbico.
A nomeação de Fanning vem no momento em que a transferência de detentos da prisão de Guantánamo divide líderes americanos. O esvaziamento do centro de detenção é um dos principais projetos de Obama, que está em seu último ano de mandato.