LITERATURA

Wilson Marques relança “A Menina Levada e a Serpente Encantada”

O livro conta a lenda da serpente encantada a partir do olhar de uma criança

Diz à lenda que nas galerias subterrâneas do Centro Histórico de São Luís, mora uma serpente encantada de tamanho descomunal que cresce sem parar. O gigantesco animal crescerá sem parar até o dia que sua cabeça e sua calda se encontrarem levando para o fundo do mar a Ilha. Desse conto popular, o escritor Wilson Marques investe na imaginação dos pequenos leitores e cria a obra “A Menina Levada e a Serpente Encantada”, contando a lenda da serpente encantada a partir do olhar de uma criança. Este livro será relançado durante a programação do Sesc Leitura Literária, no dia 26, em dois horários, às 9 e às 14 horas, no auditório do Sesc Deodoro.
Wilson Marques é um escritor maranhense que vem se destacando no contexto da literatura infanto-juvenil com livros que apresentam a história e a cultura da capital maranhense de forma lúdica, com lendas e tradições. A lista de títulos de sua autoria é grande: Touchê em Uma aventura pela Cidade dos Azulejos (1998), o livro que deu início a essa série inspirada nas lendas maranhenses; um ano depois lançou Touchê em Uma aventura em noite de São João (1999) e em 2001, Quem tem medo de Ana Jansen?.
Após lançar mais dois livros, em 2006, o escritor apresenta mais uma novidade “A menina levada e a serpente encantada”, mantendo como referência os passeios pela história e cultura do Maranhão. Nesse ritmo de produção, hoje já se contabilizam 17 obras de autoria do maranhense que promovem novos olhares sobre a Ilha de São Luís.
O Sesc que continuamente desenvolve projetos que fomentam a criação literária e a difusão da prática da leitura, desde 2015 é parceiro do escritor nessa meta de despertar a imaginação das crianças por meio da leitura. Nesse ano, Wilson Marques contemplou o público do BilbioSesc com o box de livros intitulados “Passeios pela História e Cultura do Maranhão” que foram doados para 16 escolas atendidas pelo projeto.
Na terça-feira (26), Wilson Marques participa da programação do Sesc Leitura Literária relançando sua obra “A menina levada e a serpente encantada” no auditório do Sesc Deodoro, em um evento composto por performance literária, bate-papo com o autor e sessão de autógrafos seguida de distribuição de livros aos participantes.
Escritor, jornalista, publicitário e fotógrafo, Wilson Marques é natural de Caxias (MA), onde nasceu no dia 5 de agosto de 1962. Formou-se em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), trabalhou como repórter em São Luís e São Paulo. Como fotógrafo, realizou exposições em São Luís, Salvador e Belém. Em 2014, o escritor foi homenageado durante a 8ª Feira do Livro de São Luís.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias