Foto: Banco online de imagens.
Leitura de ebook em Kindle
Se você gosta de tecnologia, informação, livros e compartilhamento de ideias, então esta é a sua chance! Acontece que a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), está oferecendo treinamento de produção de Ebooks (livros digitais) no formato ePub, nos dias 28, 29 de abril (tarde e noite) e 30 de abril (manhã e tarde). Serão somente 10 vagas. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail cursos.uemanet@gmail.com para obter mais informações.
Com um investimento de R$ 500,00 o treinamento é voltado para profissionais e estudantes da área de Comunicação Social e suas habilitações, Diagramadores, Designers e da área de Tecnologia e Informação.
O curso tem o objetivo de capacitar os participantes na produção de livros para tablets, Ipad, Iphone, smartphones, e-readers, por meio do software ePub, sendo ministrado pelo renomado Felipe Santos, especialista em Adobe InDesign, Photoshop e Digital Publishing Suite, com 25 anos de experiência nas áreas de impressão, editoração e tratamento de imagens.
O que é formato ePub?
Os livros digitais ou ebooks são mídias textuais equivalentes aos clássicos impressos a que estamos acostumados – livros, jornais e revistas. Essa nova tecnologia tem ganhado mercado e o lançamento de equipamentos que leem esses arquivos tem cooperado para tal crescimento. Atualmente, existem diversas formas para a leitura de conteúdo virtual, como os e-readers. Entretanto, existem problemas nesse contexto, pois nem todo aparelho ou aplicativo suporta todas as extensões desse tipo de mídia. Dentre tais formatos pode-se citar PDF, ODT e DOC (já bem conhecidos por serem extensões de documentos usuais), LIT, OPF, PDB, VBO, TXT e RB.
Outro aspecto inadequado nesse quadro são as empresas que mantêm os direitos autorais de seus formatos de ebooks. Em outras palavras, você só consegue acessar determinados formatos com o respectivo dispositivo da empresa desenvolvedora.
O formato ePub é uma extensão baseada na linguagem XML (uma “evolução” do HTML), livre e aberta, o que significa que qualquer pessoa consegue colaborar para o seu aperfeiçoamento. Tal fato representa o real motivo para a criação do ePub: a padronização e a democratização de acesso aos livros digitais.
Não é apenas a portabilidade, ou seja, a facilidade de acesso aos conteúdos em diversos aparelhos, que marca as vantagens desta tecnologia. O ePub ainda possibilita o aumento do tamanho da fonte e o ajuste da dimensão das páginas de acordo com o dispositivo utilizado para leitura, adequando o e-book às necessidades do usuário. Características que dificilmente são vistas, com qualidade, em outros formatos.
Muitos dos fabricantes de e-readers ou aparelhos que possuem essa funcionalidade já estão adotando o ePub como formato padrão.