SAÚDE
Ultrassonografia 3D e 4D é aliada em diagnóstico de tumores, diz radiologista
O exame de ultrassonografia que também é chamado de ecografia é considerado um dos mais simples e menos evasivos, além de seguro
O avanço da medicina e da sofisticada arquitetura de hardware e software que compõem os equipamentos de ultrassonografia garantem mais segurança e precisão nos diagnósticos e tratamentos de doenças e lesões por meio dos exames em 3D e 4 D.
Muito além do uso na área da obstetrícia, que possibilita aos pais a tranquilidade de visualizar a anatomia do feto, a ultrassonografia em 3D e 4D é fundamental na medicina interna e diagnóstica, em que os órgãos podem ser visualizados nos mais diversos ângulos, tornando-se precioso aliado na pesquisa e estudos de tumores, lesões vasculares, cálculos, entre outras possibilidades. “Desse modo, a ultrassonografia é um exame simples, rápido, seguro, eficaz e não invasivo, pode ser de extrema utilidade para o diagnóstico precoce de diversas doenças”, ressalta o médico radiologista da i.Medical Jouglas Melo.
O exame de ultrassonografia que também é chamado de ecografia é considerado um dos mais simples e menos evasivos, além de seguro, pois, não expõe o paciente a nenhum tipo de radiação. A ultrassonografia 3D (tridimensional) permite imagens de qualquer estrutura do organismo com traços bem definidos e a 4D é um complemento da 3D, pois, insere movimento ao organismo que se busca investigar.
O médico Jouglas Melo, da clínica i.Medical, lembra que em muitos casos, exames de urgência podem ser feitos sem preparo prévio, no entanto, o procedimento adotado é que o médico radiologista repasse todas as informações e orientações de acordo com a região do corpo a ser examinada. “Alguns exames necessitam de preparo, que pode ser: intestinal, jejum e/ou enchimento da bexiga. Além disso, o médico radiologista entrevistará o paciente de acordo com a indicação clínica, acompanhando-o até o término do procedimento”, finaliza.
A Ultrassonografia ou Ecografia serve para:
Acompanhar o desenvolvimento do feto na gestação com imagens 3D e 4D (gravação de vídeo);
Observar órgãos intra-abdominais;
Analisar órgãos superficiais, como mama, tireoide, bolsa escrotal, etc;
Estudar o sistema músculo esquelético (músculos e tendões).
Exames sem preparo:
Obstétrica (após 13 semanas)
Transvaginal
Tireoide
Mamária, bolsa escrotal (testículos), músculo esquelético
Exames que necessitam de preparo:
Ultrassonografia pélvica (ginecológica)
Ultrassonografia obstétrica (até 12 semanas)
Ultrassonografia do aparelho urinário (rins e bexiga)
Ultrassonografia da próstata por via abdominal
Ultrassonografia de abdôme total
VER COMENTÁRIOS