A Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis) do Ministério do Esporte (ME) divulgou nesta segunda-feira, o resultado da chamada pública para os Programas Sociais do Governo Federal voltados para prática do esporte e lazer.
A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) conquista aprovação em três importantes projetos para o estado: Segundo Tempo, em sua vertente paradesporto, Luta pela Cidadania e Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc).
O secretário de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), Márcio Jardim, celebrou aprovação dos projetos da secretaria em programas sociais do ME. “Os programas serão de grande valia para dar continuidade ao trabalho que já realizamos em prol do desenvolvimento do esporte e do lazer em todo estado”, celebrou Jardim.
O Programa Segundo Tempo, em sua vertente paradesporto, visa democratizar o acesso à prática esportiva de pessoas com deficiência, seguindo os princípios do Esporte Educacional, especialmente os de não seletividade, hipercompetitividade e universalidade.
De acordo com a secretária adjunta de esporte educacional, Joslea Rodrigues, esse projeto estimula a participação de crianças, adolescentes e jovens com deficiência e em situação de vulnerabilidade na pratica de atividades esportivas, promovendo ampla mobilização em torno do esporte.
“Esse projeto busca democratizar o acesso ao esporte educacional de qualidade, por meio da inclusão social, e contribuir efetivamente para construção dos valores sociais e da cidadania desse público”, disse Joslea Rodrigues.
Outro importante programa social da Sedel aprovado pelo ME é o Luta pela Cidadania, que viabiliza estrutura necessária para incentivar a prática de lutas e artes marciais.
“Além de contribuir para melhoria das capacidades físicas e habilidades motoras, o projeto Luta pela Cidadania incentiva maior envolvimento familiar como forma de integração social e condutas educativas formadoras”, explicou a secretária adjunta.
O terceiro projeto é o Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc). Esse foca na democratização do acesso ao esporte e ao lazer com a implantação nos municípios de núcleos de esporte recreativo, proporcionando a prática de atividades físicas, culturais e de lazer que envolve todas as faixas etárias e as pessoas com deficiência.
Segundo o secretário-chefe de Representação do Maranhão no Distrito Federal, Ricardo Capelli, a aprovação desses programas são importantes para o desenvolvimento do esporte para no Maranhão.
“Os programas visam o fortalecimento da base do esporte, não somente na perspectiva do alto rendimento ou formação dos atletas, mas na formação do ser humano, contribuindo para formação integral de crianças, jovens e idosos”, ressaltou Cappeli.
Aprovação
As análises de mérito dos projetos técnicos pedagógicos da Sedel foram realizadas de acordo com os critérios estabelecidos por uma Comissão de Avaliação da Snelis.
Convênio
Depois de aprovados, os projetos da Sedel passam por um processo de formalização documental junto ao Ministério do Esporte. As parcerias serão celebradas por meio de Convênios e Termos de Execução Descentralizada (TED). A vigência será de 24 meses, sendo os quatro meses iniciais destinados à fase de estruturação.
Mais contemplados
No Maranhão, o projeto da Prefeitura Municipal de São Mateus do Maranhão foi também contemplado pelo programa Segundo Tempo. Pelo Programa Luta pela Cidadania foram admitidos os projetos das prefeituras de São Luís, São Mateus, Timon e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
Os municípios de Açailândia, Buritirana, Campestre do Maranhão, João Lisboa, Lajeado Novo, Ribamar Fiquene, São Mateus do Maranhão, São Pedro da Água Branca, Sítio Novo, Timon, Turilândia e Vitorino Freire tiveram seus projetos aprovados pelo Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc).
Pelo projeto Vida Saudável, os projetos aprovados foram dos proponentes Prefeituras de São Luís e de São Domingos do Maranhão, e Universidade Federal do Maranhão (UFMA).