Desde sua criação, em 1926, pelo então fundador José Pires Ferreira até a sua incorporação aos Diários Associados, de Assis Chateaubriand, em 1944, o nome O Imparcial se manteve sinônimo de jornalismo sério e responsável. Nos últimos 90 anos, a transparência e o compromisso com a notícia foram a marca deste jornal, hoje o mais antigo ainda em atividade em São Luís.
O acesso à informação é condição imprescindível para o exercício da cidadania, permitindo a participação popular na definição das políticas públicas. Nesse contexto, é indispensável em nossa sociedade a existência de bons jornais. São eles que dão voz às diferentes camadas da nossa sociedade, suas dificuldades, conquistas e assuntos de interesse. Algo que, como agente do poder público, não poderia jamais deixar de reconhecer e parabenizar. Neste aspecto, experiência é o que não falta a O Imparcial.
Em circulação há tempo suficiente para testemunhar alguns dos principais acontecimentos históricos do nosso país e da nossa cidade, este jornal tem conseguido trazer ao seu público leitor um retrato fiel do cotidiano dos ludovicenses. As histórias dos que aqui residem e os assuntos de interesse público são tratados de maneira simples, leve e acessível, sem deixar em segundo plano, porém, a coerência e a honestidade características de um veículo de comunicação de solidez e prestígio.
Os 90 anos hoje celebrados não significam anacronismo ou dificuldade de se adaptar aos novos tempos. Garantem, em vez disso, a sobriedade e o equilíbrio naturais àqueles que muito viveram e, por isso, muito podem contar e explicar. Que venham, com a graça de Deus, pelo menos mais 90 anos de conquistas e boas histórias.