A competição, promovida pela Federação Maranhense de Judô (FMJ), Confederação Brasileira de Judô (CBJ), reuniu no ginásio Castelinho mais de 500 atletas de cinco estados. Um projeto patrocinado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.
Foram dois dias de disputa, com lutas em cinco classes, no masculino e feminino.
A programação começou no sábado com a apresentação dos atletas no desfile das delegações. A solenidade, que contou ainda com a presença do secretário de esportes, Márcio Jardim, do presidente da FBJ, Paulo Wanderley Teixeira e do presidente da FMJ, Chico Neto, encerrou com a execução do hino nacional, tendo início, logo depois, as lutas em três classes (sub 21, sub13 e sub 18).
No domingo, os atletas retornaram aos tatames para os combates no Sub 15 e Sênior.
Os nossos judocas enfrentaram oponentes do Pará, Ceará, Piauí e Amapá.
Confirmando as expectativas da FMJ, a delegação maranhense, que teve nesta edição do Brasileiro Região I o maior número de atletas de sua história em participações no campeonato, conquistou um excelente resultado. Fechando a disputa em segundo lugar na classificação geral com 66 medalhas e garantindo ainda o primeiro lugar no masculino e terceiro no feminino.
“O Maranhão honrou, mais uma vez, sua tradição de realizar grandes eventos. O resultado alcançado no quadro de medalhas nos confirma como uma das forças do Judô na Região. Fruto do empenho de nossos atletas, técnicos, dirigentes e colaboradores. Ressaltamos, aqui, o decisivo patrocínio do Grupo Mateus através da Lei de Incentivo ao Esporte, por intermédio da SEDEL e do Governo do Estado do Maranhão. Consideramos este o melhor Campeonato Brasileiro já realizado em nosso estado. Agradecemos a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para colocar o Judô Maranhense no merecido lugar de destaque no cenário nacional”, afirmou Chico Neto, presidente da Federação Maranhense de Judô.