CULINÁRIA

Beiju do simples ao sofisticado

O beiju, cujo nome e elaboração podem ser variáveis, conquista pelo sabor nas apresentações mais simples as mais requintadas

Foto: Honório Moreira/OImp/D.A. Press.


Honório Moreira/OImp/D.A. Press

Tapioca de carne seca com requeijão acompanhada por salada e molho

Prato simples de origem indígena, o beiju é feito da tapioca – fécula extraída da mandioca. Muito comum no café da manhã e lanche da tarde, e que remete a boas lembranças da casa dos pais ou dos avós, esse prato da culinária das regiões Norte e Nordeste, está ganhando cada vez mais toques de sofisticação. Já existem restaurantes especializados no produto que também faz parte da gastronomia maranhense. No cardápio, combinações que vão do simples beiju com margarina, blendes de carnes nobres acompanhado de molhos e queijos, até chutneys ou frutas in natura. Nesses estabelecimentos, o produto ganha requintes elaborados para uma refeição. Os valores dos pratos variam de R$ 5,00 à R$ 25,00.
Beiju, tapioca
Para quem não tem tempo ou não sabe preparar o tão desejado beiju em casa, há outras opções. É comum encontrar o produto em locais acessíveis a caminho do trabalho, da escola ou da faculdade. Lanchonetes, barracas, quiosques oferecem a iguaria a preços populares.
Há quase dois anos, todas as tardes, Maria da Conceição, 60 anos, vende seus lanches em uma universidade em São Luís. Seus clientes já cativos, nunca deixam de comprar.
“Vendo vários tipos de lanches, tortas, bolos, salgados, mas o campeão de vendas é mesmo o beiju. Mais barato, todos aproveitam para economizar e ainda ter um lanche da tarde mais saudável”, comenta a vendedora.
Beijú
Simples ou elaborado, o beiju é uma ótima opção. Além de muito saudável e nutritivo, aos poucos o produto vem substituindo o pão. Um dos clientes de Maria, o técnico administrativo Sansão Hortegal, 30 anos, mantém sua dieta lanchando um beiju acompanhado por café.
“Além da comodidade na compra, porque ela vem nos vender, o beiju é um ótimo lanche, nutritivo, leve e saboroso. Seja com margarina ou com coco ralado”, comenta o técnico.
A receita é muito simples e pode ser feita em casa.
beiju
Ingredientes
250g de tapioca, polvilho ou goma
1 colher de café de sal
1/4 de xícara de água (aproximadamente)
Como fazer
Pegue a farinha (tapioca, goma), o sal e ponha numa tigela.
Umedeça aos pouco com a água (pingue as colheradas), 1 colher de sopa de cada vez que for amassando.
Amasse bem antes de por outra colher de água.
Tem que ficar uma massa que ao apertar nas mãos não esfarele.
Mas se molhar demais ela “senta” e não pode ser peneirada.
Se molhar demais ponha mais um pouco do polvilho.
Peneire.
Ponha uma frigideira para aquecer, ponha umas 3 colheres da massa na frigideira quente, espalhe para fazer uma “panqueca”.
Cuide para que não queime em baixo.
Vire para assar o outro lado, ponha num prato e recheie com o que gostar.
Usa-se também recheios doces ou salgados, como a carne de charque desfiada ou presunto e queijo.
Foto: Honório Moreira/OImp/D.A. Press.


Honório Moreira/OImp/D.A. Press

Entre os diversos recheios, pode-se usar carne de charque desfiada

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias