Foto: Bigu Santos .
Campeonato de Surfe na Travosa
A edição de 2016 do Travosa Surf Camp foi realizada no último final de semana no município de Primeira Cruz nas praias de Travosa e Barra da Baleia. A competição, realizada pela Associação de Surf e Bodyboarder do Olho D’Água, contou com a presença de 36 surfistas.
Valendo pela 1ª etapa do Circuito Maranhense de Surfe, o campeonato foi dividido em quatro categorias: Feminino, Open (aberto a todos participantes), Master (entre 35 e 40 anos) e Grand Master (maiores de 40 anos).
“O nível do surfe foi muito bom. As baterias foram muito disputadas. Todos os atletas saíram de lá elogiando e gostaram da disputa. Ano que vem a gente espera uma adesão ainda maior para a abertura novamente em Travosa”, afirmou Marcelo Vaz, organizador do evento.
A competição contou com a presença do árbitro Pedro Neto, integrante da Federação Cearense de Surf e da Associação Nordestina. Ele foi head judge da etapa, participando do julgamento das notas.
“Nós fomos até Primeira Cruz, depois pegamos os veículos 4×4 para chegar aos locais do acampamento. Ficamos todos alojados nas praias em barracas e realizamos a competição, que foi um sucesso”, afirmou Marcelo Vaz.
A expectativa é que o surfe maranhense consiga uma expansão territorial e passe a explorar mais o extenso litoral do Estado. Segundo Vaz, há a possibilidade de uma etapa do Circuito na Ilha dos Lençóis, no município de Apicum Açú.
“Vamos realizar um reconhecimento na região, e caso haja realmente uma viabilidade de ondas, acomodação para o pessoal e uma estrutura boa. Nós vamos fazer uma etapa lá”, completou.
O próximo passo do surfe maranhense é a participação no Campeonato Brasileiro Master, cuja primeira etapa será em Maracaipe, em Pernambuco nos dias 30 de abril e 1º de maio realizado pela Confederação Brasileira de Surfe (CBS). E deve contar com a presença de quatro surfistas do Estado: Flávio Marão, Marcelo Vaz, Amauri Oliveira e Eduardo Lobato.
Resultados
O grande destaque da etapa de abertura em Travosa foi o maranhense Flávio Marão que conquistou o título nas categorias Open e Master. Na Grand Master, a vitória ficou com o cearense Cardoso Júnior. Enquanto Rita Dourado levou a melhor entre as mulheres.