Várias competições esportivas marcam mais um fim de semana dos Jogos
O evento ocorre até 20 de março com um grande encerramento, apresentando os melhores competidores dos Jogos de Verão
A programação do X-Pointde sábado dia 5, e domingo 6, ocorreu na Barraca Landruá, na praia do Calhau, em São Luís.O evento, idealizado pela Rio de Negócios, tem a produção da Promo3 Eventos e coordenação da Nepal, abriu espaço para o campeonato de travinha, basquete, vôlei de praia, além do treinamento de futevôlei e oficinas de sup, caiaque, bodyboard, frescobol e slackline.
A programação é dividida entre esporte e cultura. Alinhado com o lema do Governo:“Mais Esporte e Lazer, Mais Cultura e Turismo” o projeto se propõe a estimular e incentivar a cultura e o esporte para todos. Assim, o projeto Orla Praia Para Todos, parte cultural dos Jogos Maranhenses, que tem o apoio da Secretaria de Cultura do Maranhão (SECMA), por meio da Lei de Incentivo, promoveu shows e peças no Espigão Costeiro. Neste fim de semana o Orla Praia Para Todos apresentou o espetáculo “Dora Aventureira” e teve ainda “Jazz Encontro” no palco Espigão.
X-Point
Participando do campeonato de travinha na Barraca Landruána Praia do Calhau, os meninos do time os Galácticos eram só alegria, por terem a oportunidade de participar, pela primeira vez, de uma competição dessa modalidade. O clube conta com uma garotada de 16 a 20 anos, que curte estar junta para se divertir.
“A gente joga junto desde a infância. Nos divertimos muito com vários esportes, como futsal, futebol de areia, travinha, a gente gosta de tudo. Não nos vemos longe disso aqui e o mais legal é que essa é primeira vez que disputamos um campeonato de travinha. A gente tá muito feliz por essa oportunidade que os Jogos Maranhenses de Verão nos deram. E o que vale é a emoção de participar”, declarou Jhonatan Trindade, capitão do time.
Agitação também na primeira fase do campeonato de basquete feminino. O pai de Thays Assen, uma das jogadoras da equipe Lance Livre, Luís Magno, veio à praia ver a filha jogar pelo campeonato promovido pelos Jogos Maranhenses de Verão da Oi.
“Desde pequena ela joga basquete. Eu tenho três filhos, e todos praticam o esporte. Eu apoio muito eles, pois o esporte evita os vícios, as coisas ruins. É fundamental para as pessoas. Que bom seria se no Maranhão tivesse mais eventos como esse, que apoia o esporte. Meu sonho é que tenha uma quadra esportiva em cada bairro e gente que cuide delas. Assim, teríamos mais oportunidade para os nossos jovens praticarem atividades físicas”, defende.
No campeonato de vôlei de praia, os competidores não perderam tempo e contagiaram o ambiente com altos lances. Alessandro dos Santos Gomes, que pratica a modalidade há 15 anos, vê o esporte como um símbolo de saúde e diversão. “Comecei por causa dos amigos e fui gostando. Hoje adoro vir pra praia e jogar. Pra mim o esporte representa saúde, lazer, viver bem e claro, diversão. Adorei essa iniciativa dos jogos, em promover o esporte. A gente precisa muito de eventos assim. Somos carentes de bons projetos para promover a prática esportiva nas mais diversas modalidades. Espero que essa iniciativa aconteça outras vezes.”, declara.
Os campeonatos de Basquete e Travinha terminam no próximo dia 20, último dia dos Jogos Maranhenses de Verão.
Oficinas
Para os interessados em aprender bodyboard, sup e caiaque, o evento disponibiliza, nos fins de semana, vários instrutorespara fazer as clínicas (oficinas).Além disso, há espaço para treinamento de futevolei, slackline e frescobol.
Arianne Alves foi uma das que aproveitou a oportunidade de praticar o futevolei. “Eu ainda estou tentando aprender o futevolei. Como já estou perto dos 30 anos, vi que era necessário praticar algum esporte, para manter o corpo saudável. Acho que projetos assim como os Jogos de Verão deveriam acontecer mais em São Luís, que é uma cidade litorânea, mas quase não valorizamos. Estou vindo aqui todo fim de semana para movimentar o corpo, que é pra isso que ele foi feito, e assim ter mais qualidade de vida”, declarou a jovem.
Teve uma garotada que ficou muito animada por poder aprender bodyboard. De folga na praia, muita gente aproveitou para fazer as clínicas. “Eu quero tentar aprender porque acho legal. E eu já gosto de esporte, desde cinco anos que jogo bola, e acho bom fazer isso”, afirmou Evandro Jr, de 10 anos. Ele veio com o irmão e o primo aprenderem o esporte, em uma das oficinas dos Jogos Maranhenses de Verão.
“É maravilhoso ver eles animados com o esporte, pois melhora a saúde deles e até afasta de coisas ruins, como as drogas. E esse evento ajuda muito com esse incentivo.”, declara Luís Cláudio, tio de Evandro.
Fique por dentro da programação dos Jogos Maranhenses de Verão
Programação dos dias 12 e 13 de março
Barraca Landruá -Praia do Calhau
14h às 17h: Frescobol e Slackline
9h às 11h e 13 às 16h: Campeonato de futevôlei
9h às 15h: 2ª fase Campeonato de travinha
15h às 17h15: 2ªfase Campeonato de basquete
8h às 11h:Oficina de bodyboard
9h às 12h e 14h às 17h: Oficinas SUP e caiaque
Barraca Raízes da Ilha– Praia do Caolho
9h às 11h Campeonato debodyboard – categoria open
9h às 11h Campeonato de surf – categorias master e grandmaster
12 de março Praça do Pescador
15h TRIAL RUN
Cultura – Orla Praia Para Todos
Dia 13, domingo
Palco Espigão
Às 17h:”Aladim”
Às 19h:”Pão com Ovo”
A OI E O ESPORTE
A Oi tem longo histórico de apoio ao esporte, com patrocínios a grandes eventos, equipes e atletas de diferentes modalidades, como basquete, judô, futebol, surfe e skate. A companhia tem grande expertise no apoio aoesporte, seja com patrocínio ou com prestação de serviços de telecomunicações em grandes competições realizadas no país. Entre os exemplos recentes, a Oi foi uma das patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo no Brasil em 2014 e da Copa das Confederações em 2013. A companhia também apostou no basquete patrocinando o NBA Global Games Rio 2015 e o torneio NBA 3X, além de apoiar os Jogos Cariocas de Verão, que terminam no próximo fim de semana no Rio de Janeiro. A Oi também patrocinou ano passado o Oi Rio Pro, a etapa brasileira do Samsung Galaxy World Surf LeagueChampionship Tour (CT), e patrocina os surfistas brasileiros de destaque na WSL: Gabriel Medina, Filipe Toledo, Silvana Lima e Adriano de Souza, o Mineirinho, atual campeão do mundo. Recentemente, a Oi anunciou o patrocínio ao surfista Davi Teixeira, o Davizinho, vice-campeão mundial de surfe adaptado em 2015.
Serviço:
Os Jogos Maranhenses de Verão são apresentados pela Oi e viabilizados pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. O Orla Praia Para Todos, parte cultural dos Jogos Maranhenses, foi viabilizado pela Secretaria de Cultura do Maranhão através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Ambos os projetos contam com a produção da Promo3 Eventos, coordenação da Nepal e foi idealizado pela empresa Rio de Negócios.