ESPORTE E LAZER

Projeto fortalece ações de cidadania no Maranhão

O projeto integra o amplo programa do Governo do Maranhão para impulsionar, dar maior acesso e fortalecer o setor no estado

Mais Esporte e Lazer
Oportunizar atividades esportivas e de entretenimento aliado à educação e cultura. Esse é o mote do programa ‘Caravana Mais Esporte e Lazer’, iniciativa do Governo do Estado, que viaja o Maranhão levando diversas ações no setor para todas as faixas etárias – crianças, jovens, adultos e idosos. O projeto integra o amplo programa do Governo do Maranhão para impulsionar, dar maior acesso e fortalecer o setor no estado. Nesta primeira etapa, a caravana já esteve em São Luís, Paço do Lumiar e Axixá contemplando mais de seis mil pessoas. O projeto vai visitar, ainda, 23 cidades maranhenses.

“Com este programa o governador Flávio Dino oportuniza cidadania levando esporte e lazer para comunidades de áreas carentes em espaços para estas práticas, além de promover inclusão social”, disse o secretário de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), Márcio Jardim. O diferencial da caravana é o cronograma diverso, que permite interação de todas as idades. A participação efetiva dos moradores é outro ponto importante. A população dos bairros atendidos conduz e monitora as atividades na condição de contratados para aquela etapa. “Nossas crianças se divertem e a gente ainda pode ganhar um dinheirinho sendo monitor. Muito bom”, reiterou a balconista Antonildes Santana, 28 anos.

Quem mora em áreas com pouco ou nenhum espaço de lazer sabe bem o benefício que programas desta natureza representa. É o que pontua a dona de casa Dandara Silva Baima, 23 anos, que aproveitou as opções para oferecer um dia diferente aos dois filhos e os dois sobrinhos, durante a ação da caravana no Barreto. “Aproveitei toda a programação e gostei muito, porque eles se distraíram”, disse. A recepcionista Maria Eduarda da Silva, 32 anos, estava com a filha de cinco ano e o irmão de 11 anos. “É uma opção para a criança não passar o dia em casa sem fazer nada, ou pior, no meio da rua aprendendo o que não presta”, enfatizou.

Áreas nos próprios bairros atendidos são palcos das ações. A gama de atividades inclui jogos de futebol, basquete, handebol, futebol de salão, jogos de mesa como dama, xadrez e baralho, lazer para o público infantil com casinha de bolinhas, escorrega inflado, recreação, pintura, contação de histórias, brincadeiras, animadores, dança, teatro e música, sessões do Cine Esporte e uma série de atividades de lazer e físicas adaptadas ao público idoso. Toda a estrutura para as ações é disponibilizada pelo projeto, que conta ainda com apoio da Polícia Militar durante a programação.

Cronograma

A primeira edição do projeto contemplou moradores do Barreto, Jordoa e Quinta do Machado na capital; e Paço do Lumiar reunindo centenas de pessoas para praticar esportes e interagir. Ainda na agenda estão as cidades de Alcântara, Alto Parnaíba, Amapá do Maranhão, Anajatuba, Arari, Bacabeira, Bacuri, Balsas, Bequimão, Buriticupu, Carutapera, Cururupu, Caxias, Governador Edison Lobão, Parnarama, Porto Franco, Presidente Dutra, Tuntum e Vargem Grande. Até o final do ano, a segunda etapa visita mais 25 municípios.

AGENDA DA CARAVANA

Março

18/03/16 – Paço do Lumiar – Participação no Dia D da Educação Básica

26/03/16 – Parnarama (Comunidade Quilombola de Brejo de São Félix)

Abril

10/04/16 – Bequimão (Povoado Jacioca)

23/04/16 – Cururupu (Praça São Benedito)

24/04/16 – Bacuri (Centro Esportivo)

Maio

01/05/16 – Arari

08/05/16 – Alcântara (Assentamento Peru I)

15/05/16 – Balsas

18/05/16 – Alto Parnaíba

21/05/16 – Edison Lobão

22/05/16 – Imperatriz

Junho

04/06/16 – Carutapera

05/06/16 – Amapá do Maranhão

24/06/16 – Anajatuba

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias