Três obras que resumem a produção literária e a pesquisa histórica do professor Mário Martins Meireles serão lançadas, nesta terça-feira, a partir das 19h, na Academia Maranhense de Letras (Rua da Paz – Centro). O coordenador do trabalho é o empresários Carlos, que é membro da AML, que dedicou dois anos de estudo para juntar o material, num trabalho em que foi assessorado pela professora Caroline Castro Licar.
Num dos livros, “Correspondências”, ele reuniu cartas escritas e recebidas pelo historiador, sendo que uma delas (a que está na capa) é aquela em que pede Maria José, sua esposa, em casamento. Os outros dois são “Efemérides Maranhenses”, um conjunto de anotações do historiador sobre São Luís, desde sua fundação, e outros acontecimentos no Maranhão, e “Mário Meireles com a Palavra”, em que reúne artigos, crônicas e palestras.
Carlos Gaspar pretendia lançar apenas um livro, em 2015, quando Mário Meireles completou 100 anos de nascimento, porém, diante da quantidade de material reunido, entendeu que seria melhor ampliar o trabalho, dividi-lo em três partes (até para melhor compreensão do público sobre o pensamento do escritor) e lançá-lo agora em 2016, quando se fecha o centenário. Ele diz que acompanhava o trabalho de Mário Meireles há anos, porém nunca imaginou que fosse tão rico o material deixado por ele.
Carlos Gaspar e Mário Meireles tinham grande afinidade. Ambos foram professores do Departamento de História da Universidade Federal do Maranhão e integrantes da Academia Maranhense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM).
Negócios
Mesmo dedicando boa parte dos dois últimos a pesquisas e anotações sobre o material deixado por Mário Meireles, Carlos Gaspar não descuidou dos negócios, tanto que nos próximos dias deve abrir mais duas concessionárias de veículos, ambas na Avenida dos Holandeses (Calhau) e de marcas chinesas: Chery e Lifan, que vão se juntar à coreana Kia, que representa desde 2000.
Sua trajetória no mercado de automóveis vem desde os anos 1970, quando se tornou revendedor autorizado da Volkswagen do Brasil, pela Auvepar, concessão que depois transferiu para a extinta Euromar. Como revendedor da Kia é o maior vendedor de carros importados do Maranhão.
Carlos Gaspar é também uma das maiores lideranças empresariais, tendo presidido a Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL), Associação Comercial do Maranhão (da qual também presidiu o Conselho Superior) e a Federação das Associações Empresariais do Maranhão (Faem). No campo da política é filiado ao PPS, depois de vários anos de militância no PSDB.